Biografia

Douglas Martins Izzo
Compartilhe
Nasceu na cidade de São Paulo no dia 18 de agosto de 1965 e é formado em Geografia, Ciências Sociais e Pedagogia. É professor titular de Sociologia e Geografia na rede pública estadual.
Começou sua militância política no movimento estudantil, na década de 80. Foi vice-presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade São Marcos, organizando inúmeros movimentos contra o aumento abusivo das mensalidades. Então trabalhador metalúrgico, participou de mobilizações e greves no ABC paulista. Ingressando na rede estadual de ensino em 1992 passa a atuar na Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), primeiramente, na subsede de Diadema e, posteriormente, em Itaquaquecetuba, onde foi eleito conselheiro estadual e coordenador da subsede por dois mandatos.
Em 2002 é eleito para a diretoria executiva do sindicato, tendo ocupado os cargos de Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais Adjunto, Secretário de Organização para a Grande São Paulo e Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais. Em 2012, eleito vice-presidente da CUT-SP, passa a compor a Diretoria Estadual da Apeoesp.
Também foi membro da coordenação da etapa estadual da Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb) em 2008 e da Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2010.
Coordena atualmente o Fórum do Funcionalismo Público do Estado de São Paulo e compõe, desde 2015, a coordenação do Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo, atual Frente Brasil Popular São Paulo.
Em agosto de 2019, no 14º Congresso Estadual da CUT São Paulo (CECUT), Douglas Izzo foi eleito presidente da CUT-SP, representando pela primeira vez a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) no cargo. No 15º CECUT, Douglas foi reeleito para a Presidência na gestão 2019-2023.