Biografia
Daniel Bispo Calazans
Compartilhe
Daniel Bispo Calazans nasceu em Ilhéus (BA) é bacharel em Direito pela Faculdade FaPan/Uniesp de São Bernardo do Campo (2013) com pós-graduação em Economia e Trabalho pela Escola do Dieese de Ciências do Trabalho (2018).
Possui especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Unicamp (2015) e também cursos de extensão em Gestão Pública pela Ufscar (2002) e em Economia do Trabalho para Dirigentes Sindicais pela Unicamp/CNM (2000).
Participou do 6º Encontro do Projeto de Extensão Desigualdade Regional e as Políticas Pública da UFABC (2013) e de palestras da ABC Cursos em 2009 sobre direito do consumidor, responsabilidade do contador, Juizado Especial Estadual, Terceirização de Serviços, Ética Profissional e Relação com Direito Penal etc.
Técnico em mecatrônica pela ETEC Lauro Gomes (2001), participou de programações da Escola Senai Almirante Tamandaré: Princípios de Hidráulica e Pneumática (1999), CIPA (2001) e Noções Básicas de Combate Prevenção e Combate à Incêndios (2003).
Desde 1987 trabalha na Scania e acumula quase três décadas de atuação sindical. Primeiro como militante sindical, sempre acompanhando e participando das atividades e mobilizações. Em 1994, em seu primeiro contato pessoal com Lula durante visita em ocasião dos 10 anos do Comissão de Fábrica decidiu que se tornaria dirigente sindical para contribuir com a organização, mobilização e formação dos trabalhadores.
Em 1999 é eleito para compor o primeiro Comitê Sindical de Empresa (CSE), que marca a presença da diretoria do sindicato no chão de fábrica para discutir e negociar todas questões de interesses dos trabalhadores, tornando o sindicato presente na vida das pessoas dentro e fora do local de trabalho. Após o período de transição, desde 2005 faz parte do Sistema Único de Representação (SUR) da Scania.
Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; atuou na Comissão de Igualdade Racial, quando participou do desenvolvimento do curso pré-vestibular oferecido para a categoria há 21 anos e participou do Comitê Mundial da Scania/Volkswagen (2001 a 2006). Atualmente é diretor executivo da FEM CUT-SP – da qual já foi secretário de Política Sindical e de Formação – e é formador voluntário da CUT.
Daniel assumiu a Secretaria-Geral da CUT-SP em fevereiro de 2021 para substituir João Cayres, que no final de janeiro se licenciou do cargo para assumir a Diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Diadema. Durante o 16º CECUT (Congresso Estadual da CUT São Paulo), Daniel Calzans foi reconduzido ao cargo para a gestão 2023-2027.
DAS DIREÇÕES EXECUTIVAS E SUAS ATRIBUIÇÕES:
Art. 42. São atribuições dos membros efetivos da executiva da direção estadual:
III - compete ao secretário-geral:
- a) garantir a aplicação dos direitos, deveres e sanções aos filiados em seu âmbito;
- b) organizar as reuniões da executiva, da direção, da plenária e do congresso estadual;
- c) encaminhar as resoluções das instâncias nacionais e estaduais, acompanhar sua aplicação e organizar as atividades deliberadas.
- d) elaborar planos gerais integrados e coordenar as atividades do conjunto das secretarias nos seus respectivos âmbitos;
- e) organizar e administrar o arquivo geral, as atas e documentos legais e a agenda das atividades estaduais.
Além das atribuições estatutárias, representa a CUT/SP na Coordenação dos Movimentos Sociais e nos Conselhos Sindical da DRT/SP, (Capital e Conselho Estadual), sendo responsável pela intervenção cutista nestes fóruns.
CONTATO: [email protected]