• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Biografia

Daniel Bispo Calazans

Daniel Bispo Calazans

Daniel Bispo Calazans nasceu em Ilhéus (BA) é bacharel em Direito pela Faculdade FaPan/Uniesp de São Bernardo do Campo (2013) com pós-graduação em Economia e Tralho pela Escola do Dieese de Ciências do Trabalho (2018).

Possui especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Unicamp (2015) e também cursos de extensão em Gestão Pública pela Ufscar (2002) e em Economia do Trabalho para Dirigentes Sindicais pela Unicamp/CNM (2000).

Participou do 6º Encontro do Projeto de Extensão Desigualdade Regional e as Políticas Pública da UFABC (2013) e de palestras da ABC Cursos em 2009 sobre direito do consumidor, responsabilidade do contador, Juizado Especial Estadual, Terceirização de Serviços, Ética Profissional e Relação com Direito Penal etc.

Técnico em mecatrônica pela ETEC Lauro Gomes (2001), participou de programações da Escola Senai Almirante Tamandaré: Princípios de Hidráulica e Pneumática (1999), CIPA (2001) e Noções Básicas de Combate Prevenção e Combate à Incêndios (2003).

Desde 1987 trabalha na Scania e acumula quase três décadas de atuação sindical. Primeiro como militante sindical, sempre acompanhando e participando das atividades e mobilizações. Em 1994, em seu primeiro contato pessoal com Lula durante visita em ocasião dos 10 anos do Comissão de Fábrica decidiu que se tornaria dirigente sindical para contribuir com a organização, mobilização e formação dos trabalhadores.

Em 1999 é eleito para compor o primeiro Comitê Sindical de Empresa (CSE), que marca a presença da diretoria do sindicato no chão de fábrica para discutir e negociar todas questões de interesses dos trabalhadores, tornando o sindicato presente na vida das pessoas dentro e fora do local de trabalho. Após o período de transição, desde 2005 faz parte do Sistema Único de Representação (SUR) da Scania.

Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; atuou na Comissão de Igualdade Racial, quando participou do desenvolvimento do curso pré-vestibular oferecido para a categoria há 21 anos e participou do Comitê Mundial da Scania/Volkswagen (2001 a 2006). Atualmente é diretor executivo da FEM CUT-SP – da qual já foi secretário de Política Sindical e de Formação – e é formador voluntário da CUT.

Daniel Bispo Calazans assumiu a Secretaria-Geral da CUT-SP em fevereiro de 2021 para substituir João Cayres, que no final de janeiro se licenciou do cargo para assumir a Diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Diadema.