• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Trabalhadores na Volks aprovam acordo válido por cinco anos

Proposta envolve garantia de emprego, data-base, PLR, lay off e abertura de PDV

Publicado: 16 Setembro, 2020 - 10h00

Escrito por: Redação - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Adonis Guerra/ SMABC
notice

Os trabalhadores na Volks, em São Bernardo, aprovaram a proposta de Acordo Coletivo com validade por cinco anos em assembleia na tarde dessa terça-feira (15). 

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, destacou entre as conquistas do acordo a garantia no emprego por cinco anos.  

“O acordo de longo prazo dá tranquilidade aos trabalhadores. Não foi fácil tirar da cabeça da fábrica a palavra ‘demissão’, defendemos a todo momento a garantia no emprego e, a partir daí, qual seria o custo disso para que os trabalhadores pudessem avaliar”, explicou.

“Construímos alternativas para quem quiser ficar no emprego, essa é a maior conquista dos trabalhadores, tirar da chefia o poder de demissão e o direito de decidir as nossas vidas. Temos mantido isso a duras penas desde 2005. Em 2015, a empresa demitiu 800 pessoas, mas a greve e a luta reverteram a decisão”, lembrou.

Wagnão destacou que o processo de negociação se deu em meio a um cenário de incertezas.

“A pandemia não é a responsável exclusiva pela crise, é uma agravante da crise que já vivemos há alguns anos. Avaliamos as condições com pé no chão, diante da previsão de produção muito abaixo da capacidade, e a nossa primeira estratégia desde o início da negociação foi a garantia de proteção ao emprego”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra/SMABCFoto: Adonis Guerra/SMABC

O acordo

A negociação do acordo 2020-2025 foi feita em conjunto pelos Metalúrgicos do ABC com os sindicatos que representam os companheiros e companheiras nas plantas da Volks em São Carlos e Taubaté, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná.

A proposta foi divulgada na última sexta-feira, além de a representação na Volks ter realizado assembleias internas para explicação dos pontos. A negociação inclui data-base, PLR, plano médico, lay off, abertura de PDV, entre outros itens.

Fique sócio!

Os trabalhadores também aprovaram na assembleia a contribuição negocial. Sócios do Sindicato são isentos da taxa. Quem se sindicalizar dentro de 30 dias também será isento. Procure a representação!

Veja o momento da votação no vídeo abaixo.