Trabalhadores entram em greve após ameaça de fechamento de metalúrgica

Comunicado da Dura Automotive, em Rio Grande da Serra (SP), surpreendeu trabalhadores e sindicato, pois empresa não apresentava sinais de crise

Publicado: 17 Janeiro, 2019 - 10h54 | Última modificação: 17 Janeiro, 2019 - 12h24

Escrito por: Rafael Silva - CUT-SP*

Divulgação/SMABC

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou na manhã de quarta-feira (16) uma assembleia com os trabalhadores na empresa Dura Automotive, em Rio Grande da Serra, no ABC paulista. Os metalúrgicos decidiram entrar em greve por tempo indeterminado devido ao anúncio de fechamento da fábrica em maio deste ano.

A informação pegou de surpresa os trabalhadores e trabalhadoras, uma vez que em nenhum momento a empresa falou sobre essa hipótese ou apresentou sinais de crise.

Durante a assembleia o presidente do Sindicato, Wagner Santana, conversou (veja vídeo abaixo) com os metalúrgicos e garantiu ampla mobilização até que o quadro se reverta ou que se abra um processo de negociação que atinja o interesse dos trabalhadores.

A Dura Automotive, antiga Pollone, é uma das empresas mais antigas da cidade e possui cerca de 300 funcionários. A nova marca foi uma fusão que ocorreu, em 2000, com as empresas Liebau e Adwest Heidemann. De origem norte-americana, a sede no ABC é a única planta no Brasil.

Ao site Repórter Diário, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Grande da Serra, Gilvan Mendonça, disse que a prefeitura estará envolvida nas negociações entre a empresa e o sindicato, de forma a garantir os empregos. “Eu me coloquei à disposição, pois queremos entender melhor essa situação em defesa dos trabalhadores e da economia do município”, afirmou o secretário.

Confira momentos da assembleia dos trabalhadores:

*Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

carregando