Trabalhadores da FUABC de Santo André vão receber valor da multa por atraso no 13º

Valores são refentes ao ano de 2016; Em Mauá, os trabalhadores da Cosam já estão recebendo

Publicado: 23 Setembro, 2021 - 12h54 | Última modificação: 23 Setembro, 2021 - 13h01

Escrito por: Helena Domingues - SindSaúde ABC

Reprodução

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Fundação do ABC em Santo André vão receber o valor equivalente à multa por atraso no pagamento do 13º salário de 2016. Em assembleia realizada ontem (22/09) à noite, na sede do Sindicato, foi aprovada por unanimidade a forma como esse pagamento será efetuado: em 12 parcelas a partir de janeiro/2022.

Este é o desfecho do processo aberto pelo SindSaúde ABC há cinco anos. No final de 2020 foram os trabalhadores da FUABC de Mauá/Cosam que aprovaram, também em assembleia, a proposta de acordo pelo mesmo motivo, ou seja, multa por atraso de pagamento do 13º de 2016.

Justiça

“Consideramos esse resultado um grande avanço, porque os trabalhadores estão vendo os frutos dos processos que o Sindicato vem ajuizando ao longo dos anos. Na maioria das vezes são processos demorados e é preciso muita paciência, mas o resultado final é este, ou seja, a justiça sendo feita”, disse o presidente do Sindicato, Almir Mizito, ao parabenizar os trabalhadores, a diretoria e o Departamento Jurídico da entidade.

Segundo o dirigente, o pagamento deverá ser efetuado pelo próprio Sindicato. “A empresa deverá passar o montante para o Sindicato, que, por sua vez, repassará aos trabalhadores, já que, pelo acordo, a FUABC vai disponibilizar a relação que está nos autos do processo, contendo os nomes de todos os trabalhadores que têm direito, bem como o número de suas respectivas contas bancárias, inclusive daqueles que foram demitidos, mas que estavam na empresa em 2016”, disse Mizito.