• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Trabalhadores aprovam acordo histórico de investimentos na Volks Taubaté

Além do pacote tecnológico previsto para a cidade, o novo acordo garante renovação de cláusulas da Convenção Coletiva

Publicado: 21 Fevereiro, 2019 - 14h40 | Última modificação: 22 Fevereiro, 2019 - 15h07

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região

Divulgação/Sindmetau
notice

Os trabalhadores e trabalhadoras da Volkswagen (VW) aprovaram nesta quarta-feira (20) um acordo que garante a implantação da nova plataforma MQB em Taubaté. Com isso, a fábrica terá a produção exclusiva de um novo carro SUV e a produção compartilhada de duas versões do Polo.

Durante a assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), Cláudio Batista, o Claudião, afirmou que, diante do momento de contradições do país, o acordo era histórico.

“Isto porque, esse acordo traz investimentos, trata com dignidade o trabalhador, resgata conquistas históricas da categoria, além de dar estabilidade no emprego”, declarou Claudião.

Além do pacote tecnológico previsto para Taubaté, o novo acordo garante renovação de cláusulas da Convenção Coletiva, volta da data-base anual e define valores e reajustes da PLR, entre outros pontos.

O acordo foi organizado em cláusulas estruturantes, econômicas e sociais. Com a aprovação pelos trabalhadores, os termos são válidos até agosto de 2022, com possibilidade de extensão para até agosto de 2024.

Os termos da proposta foram aprovados em plenária realizada no sábado (16), no Sindmetau. Esse novo acordo é um passo estratégico para o futuro da Volks em Taubaté. Além disso, o acordo vigente com a montadora não garantia a vinda de novos produtos.

A Volkswagem é a maior empregadora da cidade. Com cerca de 3.100 funcionários diretos, a empresa é a que mais contribui com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no município e a maior exportadora de Taubaté.

Pacote tecnológico para VW Taubaté
MQB
Plataforma que vai padronizar a produção mundial da VW. A fábrica que conta com a plataforma MQB viabiliza a vinda de novos investimentos e produtos. Permite que uma mesma base desenvolva carros de diferentes segmentos.

Novo carro SUV
Produção exclusiva de um novo carro da Volks (VWA0SUV). Será um veículo do modelo SUV, segmento com maior crescimento no mercado brasileiro. A cada cinco carros vendidos no Brasil em 2018, um foi SUV.

Carros compartilhados
Produção compartilhada do Polo e do Polo PA, uma nova versão que será lançada pela VW. O Polo é o primeiro veículo compacto da marca desenvolvido a partir da plataforma MQB.

Gol e Voyage
Taubaté terá prioridade na discussão caso haja outro modelo chamado Gol ou Voyage