• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Trabalhadoras do mundo revelam em e-book as faces do isolamento social

“Expandir o presente, criar o futuro” será lançado com bate-papo e sarau virtual no próximo dia 27, sábado, a partir das 15 horas

Publicado: 23 Junho, 2020 - 12h41 | Última modificação: 23 Junho, 2020 - 12h59

Escrito por: Divulgação

Desenhos de Márcia Matos compõem o livro
notice

Obra coletiva, o livro “Expandir o presente, criar o futuro” foi pensado por 16 trabalhadoras de diversas nacionalidades, com diferentes culturas e profissões, para refletir o isolamento social - tão necessário -, defender o seu espaço como mulher e respeitar a vida no planeta.

Para tanto, cada autora escolheu entre março e maio, dias que refletiam seu cotidiano em tempos de pandemia de coronavírus. Surpresa, frustração insegurança, revolta, descoberta, carinho e busca. O encadeamento entre essas expressões ficou a cabo das professoras universitárias Fabíola Notari e Mirlene Simões, e da artista visual Priscila Bellotti.

Reunindo textos, desenhos, fotografias, filmagens, costuras, remendos, fissuras e bordados, o livro reflete, entre outras vozes, professoras de escolas e universidades, uma poetisa cubana, uma escritora finalista do Jabuti, uma psicanalista, artistas e doutoras.

“A seu modo, cada uma de nós procurou elevar o tom e colorir de vida a crítica ao cinza de dificuldades e opressões de sociedades em que as mulheres ainda não são valorizadas”, declarou a professora Monica Fonseca Severo, que é militante da Apeoesp. Na avaliação da mestra em Filosofia, “infelizmente no caso brasileiro isso ainda está escancarado nos grandes meios de comunicação, que retroalimentam uma visão extremamente machista, conservadora e alienante, que conduz a um apequenamento das mulheres”. “Acredito que a obra é um grito poético contra isso”, concluiu.

Capa da publicação, que será lançada neste sábado (27)Capa da publicação, que será lançada neste sábado (27)

No ebook, Célia Maria Foster Silvestre, pós-doutora em Estudos sobre Democracia afirma que “no Brasil, o vírus repercute a ausência de humanidade presente na boca que escancara a necropolítica e ri das mortes anunciadas”.

Acompanhe - O sarau virtual e bate-papo de lançamento acontecerão no próximo dia 27 de junho, sábado, a partir das 15 horas, pelo aplicativo Zoom, https://zoom.us/j/96613874717 ID da reunião: 966 1387 4717 ID da reunião: 966 1387 4717

O e-book será comercializado a preço popular.

Acompanhe em https://www.instagram.com/expandiropresente/ e https://www.facebook.com/expandiropresentecriarofuturo