MENU

Subsedes da CUT-SP na Baixada Santista e em Guarulhos reelegem coordenadores

Regionais têm a missão de garantir a aproximação da CUT com os sindicatos, movimentos sociais, os trabalhadores e as trabalhadoras em seus territórios

Publicado: 22 Fevereiro, 2024 - 17h46 | Última modificação: 22 Fevereiro, 2024 - 18h28

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Divulgação
notice

No último sábado, 17 de fevereiro, a subsede da CUT-SP na Baixada Santista reuniu lideranças dos movimentos sindicais e populares para a plenária de eleição de sua nova gestão. O professor Carlos Riesco, da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), foi reconduzido ao cargo.

Riesco estará junto a outros doze companheiros e companheiras, que formam uma coordenação ampla com mandato até o início de 2026. A subsede tem a missão de garantir a aproximação da CUT com os sindicatos, movimentos sociais, os trabalhadores e as trabalhadoras na região. Na Baixada Santista, a atuação ocorre nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Plenária na Baixada Santista realiza no sábado, 17 de fevereiro

"Seguir nas lutas para fortalecer a democracia, resgatar os direitos da classe trabalhadora e por emprego e renda. Sempre lembrando que o ano de 2024 é um ano eleitoral, em que temos de ajudar a eleger companheiros e companheiras do campo democrático e popular comprometidos com as mudanças que queremos. Isto é, defender a pauta da classe trabalhadora e ajudar o Lula a reconstruir o Brasil", aponta Riesco.

A plenária também contou com um momento de análise de conjuntura política e econômica. O debate teve a participação do secretário de Administração e Finanças da CUT-SP, Douglas Izzo, do secretário de Comunicação, Belmiro Moreira, da secretária de Assuntos Jurídicos, Vivia Martins, e do secretário de Políticas Sociais, Edson Bertoldo. O vereador de Santos, Chico do Settaport (PT), também compôs a mesa.

Já na segunda, 19, foi a vez da subsede de Guarulhos receber a plenária, que também reelegeu o atual coordenador, José Rogério Vieira, para prosseguir na função.

Formado em Direito, Rogério, atua no ramo dos transportes e é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Escritórios de Empresas de Transporte Rodoviário de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região (Sindiescrit).

“As expectativas para este mandato são grandes. Depois de ter enfrentando um governo [Bolsonaro] que atacou direitos e destruiu o Brasil, entramos na fase da reconstrução desde o ano passado e seguiremos, assim, neste. E estamos revigorados e com mais vontade de luta. Também temos ano um ano eleitoral, no qual temos de trabalhar para aumentar as bancadas de companheiros e companheiras que defendem as pautas do campo progressista”, diz.

Plenária em Guarulhos, realizada na segunda, 19 de fevereiro

Pela Direção Executiva da CUT-SP, participaram o secretário de Mobilização da CUT-SP, Osvaldo Bezerra, o Pipoka, e a secretária de Relações do Trabalho, Edna Almeida. Wagner Menezes, o Marrom, secretário de Transporte e Logística da CUT Brasil, também esteve presente, assim como o deputado federal Alencar Santana (PT).

Em Guarulhos, a subsede também representa os sindicatos das cidades de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

As plenárias nas 20 subsedes da CUT-SP terminam nesta semana. Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, toda a direção estadual e os coordenadores eleitos estarão reunidos no Seminário de Planejamento, na Praia Grande, quando será discutido o calendário de ações para 2024.