Sindmetau e VW definem datas para prorrogar suspensão das atividades em Taubaté

Publicado: 08 Abril, 2020 - 11h34 | Última modificação: 08 Abril, 2020 - 11h40

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região

Reprodução

A fábrica da Volkswagen em Taubaté vai continuar com as atividades suspensas até o fim do mês de abril, por conta da pandemia de coronavírus. O retorno dos trabalhadores está previsto para 4 de maio. O acordo foi firmado após reuniões entre Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), SUR (Sistema Único de Representação) e montadora.

Os trabalhadores estão em casa desde o dia 23 de março. A previsão inicial era de que retornassem à produção em 14 de abril. Mas as precauções com a pandemia motivaram a ampliação do prazo.

A suspensão das atividades será feita por ferramentas de flexibilização previstas no acordo coletivo de trabalho. A primeira etapa vai do dia 14 ao dia 21 de abril, onde a liberação será feita por meio de shutdown (banco de horas negativo nos dias 14, 15 e 16) e a troca de um dia de feriado (feriado do dia 21 será computado no dia 17).

A segunda etapa vai de 21 a 30 de abril, com 10 dias de férias coletivas. Como 1º de maio é feriado, o retorno ao trabalho está previsto para 4 de maio (segunda-feira).

Em Defesa da Vida

No dia 20 de março, o Sindmetau lançou a campanha Em Defesa da Vida. Foram enviados ofícios para as empresas, alertando sobre a gravidade da pandemia de coronavírus em Taubaté. O Sindicato se colocou à disposição das fábricas para negociar férias coletivas e outras ferramentas de flexibilização da jornada.