Sindicatos realizam campanhas em apoio aos atingidos pelas chuvas; Saiba como ajudar
Publicado: 28 Fevereiro, 2023 - 14h39 | Última modificação: 28 Fevereiro, 2023 - 15h41
Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo
Diversas entidades sindicais pelo estado de São Paulo estão mobilizadas na arrecadação de alimentos e outros itens que serão doados às famílias atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas.
Neste ano, São Sebastião foi a cidade com registros de mais vítimas, com 64 mortes, de acordo com a Defesa Civil, e mais de 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados. No entanto, outras localidades do Litoral Norte paulista também tiveram impactos que colocam famílias em situação de risco, como Ubatuba, que também registrou 1 morte, e Bertioga.
Ainda na região do Vale do Paraíba, São Luiz do Paraitinga também enfrentou inundações após as chuvas dos dias 11 e 12 de fevereiro, que destruíram 200 casas e desabrigaram mais de 700 pessoa no distrito de Catuçaba. O município se preparava para voltar a receber os turistas após recuperar o que foi destruído nas enchentes de 2010, mas teve que, novamente, cancelar a tradicional festa de Carnaval para prestar apoio às vítimas. Em Taubaté, o temporal que caiu na madrugada de quinta para sexta (24) causou a interdição de casas, deixando 33 pessoas desalojadas e mais 113 assistidas pela Defesa Civil. Com a situação, a cidade decretou estado de emergência.
Já na Grande São Paulo, houve o desabamento de casas e muros no Jardim Zaíra, em Mauá. Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas no dia 21. A cidade também decretou estado de emergência, situação que facilita que ações de emergência sejam realizadas pela prefeitura. Na Baixada Santista, a população também têm sofrido com as chuvas dos dois últimos finais de semana, com abertura de escolas para receber desabrigados.
Para ajudar os trabalhadores e as trabalhadoras de todas essas localidades, os Sindicatos CUTistas disponibilizaram suas sedes para servirem de postos de arrecadação de comida e água, mas também itens de higiene pessoal e de limpeza, roupas, cobertores e outros itens. Algumas das campanhas tiveram início logo após a circulação das primeiras notícias com vítimas. Mas muitas das entidades possuem ações permanentes de solidariedade, que se intensificam em ocasiões de emergência.
Confira abaixo alguns dos postos de arrecadação e participe!
Subsede da CUT Vale do Paraíba e Sindicato dos Condutores
A subsede da CUT na região, junto com o Sindicato dos Condutores, está recebendo as doações que serão levadas às famílias que vivem no Litoral Norte.
As doações podem ser realizadas na Avenida São José, 488 - Jardim Bela Vista (próximo ao Terminal Rodoviário), em São José dos Campos, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Sindicato dos Químicos de São Paulo
Desde a semana passada, o Sindicato dos Químicos de São Paulo, com apoio da CNQ-CUT, estão arrecadando alimentos, calçados, roupas, itens de higiene e de cuidados íntimos, além de água potável. No sábado, parte das doações já foram levadas ao Guarujá e São Sebastião. A campanha continua nos seguintes endereços:
Sede: Rua Ada Negri, 127 - Santo Amaro
Subsede: Rua Tamandaré, 348 - Liberdade
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
As arrecadações serão destinadas às famílias de Mauá e de São Sebastião e podem ser feitas na sede do Sindicato, na Rua Basso, 231, no centro de São Bernardo, e nas regionais de Diadema (Av. Encarnação, 290 - Piraporinha), Ribeirão Pires (Rua Felipe Sabbag, 149 - apartamento 01 - Centro) e Rio Grande da Serra e nas fábricas metalúrgicas por meio dos Comitês Sindicais de Empresas.
Também haverá drive-thru de arrecadação, que acontecerá sábado, dia 4 de março, na sede. Além de fazer as doações de produtos, quem preferir colaborar com um valor em dinheiro pode fazer um PIX (chave 11975306377). Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de produtos de higiene básica às mulheres vítimas das chuvas.
Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região
A campanha atual tem foco nas famílias de Taubaté, mas o Sindicato fez a distribuição de doações em São Luiz do Paraitinga e outros municípios.
As colaborações podem ser feitas na sede da entidade, na Rua Urupês, 98 – Chácara do Visconde, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta. Mais informações pelo telefone (12) 2123-4301.
Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes e Região
O Sindicato se une à campanha de solidariedade às vítimas das chuvas no Litoral Norte.
O posto de arrecadação fica na sede da entidade, na Rua Francisco Franco, 375 , Mogi das Cruzes.
Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região
Os bancários de Mogi estão recebendo doações até o dia 3 de março, que serão encaminhadas às famílias do Litoral Norte. Os que puderem colaborar, devem ir até a sede da entidade, à rua Dr. Deodato Wertheimer, 2.319, na Vila Mogi Moderno.
Sindicato dos Trabalhadores Portuários de São Paulo (Settaport)
Fundação Settaport realiza campanha de arrecadação de produtos de limpeza, higiene e alimentos não perecíveis para as vítimas da catástrofe que se abateu no litoral sul e norte do Estado de São Paulo.
As doações devem ser realizadas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Av. Conselheiro Nébias, 85 - Paquetá, em Santos.
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
A Contraf-CUT apoia o Instituto Verdescola, que atua com voluntários para ajudar desabrigados e feridos no litoral norte paulista. Doações podem ser feitas pelo PIX [email protected], por depósito em conta (banco Itaú, agência 8499, conta 28366-4, CNPJ 07.707.869/0001-10)