Sindicatos e CUT-SP participam de solenidade de doação de respiradores para Mauá

Publicado: 05 Setembro, 2022 - 10h50 | Última modificação: 05 Setembro, 2022 - 11h01

Escrito por: Viviane Barbosa - Sindserv Santo André, com complementos da CUT-SP

Edu Guimarães/PMM

Dirigentes do Sindserv Santo André, de São Bernardo do Campo e da subsede da CUT-SP na região do grande ABC participaram na manhã desta sexta-feira (2) da solenidade de entrega de três respiradores doados pelos trabalhadores da Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU - All-China Federation of Trade Unions) ao prefeito Marcelo Oliveira (PT), de Mauá.

O Representante Legal do Sindserv Santo André, Durval Ludovico Silva, participou da atividade, que também contou com representantes do SindSaúde ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Pela CUT Brasil, participou o presidente da entidade, Sérgio Nobre, e pela CUT-SP, o coordenador da subsede Otoni Pedro de Lima.

Essa ação de solidariedade é resultado da reunião dos dirigentes da CUT, Força, UGT (União Geral dos Trabalhadores) e CTB (Central de Trabalhadores do Brasil) com a entidade sindical chinesa, em janeiro de 2021. Naquele momento, o Brasil atravessava um momento difícil da pandemia de COVID-19 quando ainda não existia a vacina.

Edu Guimarães/PMMEdu Guimarães/PMM
Os dirigentes brasileiros da CUT, Força, UGT e CTB se reuniram com a Federação sindical chinesa, que se comprometeu a interceder junto ao governo de Xi Jinping pelo fornecimento de insumos e ajuda humanitária.

A Federação sindical chinesa  liberou $300mil dólares, revertidos em equipamentos, que demorou devido aos embaraços de importação chegando somente agora. No total, foram doados 18 respiradores, sendo que três foram para cidade de Mauá e os demais serão encaminhados para cidades do norte/nordeste brasileiro.

Maior do mundo
A Federação chinesa é a maior entidade sindical do mundo com 302 milhões de trabalhadores e 1,7 milhão de sindicatos filiados.

Edu Guimarães/PMMEdu Guimarães/PMM

Notícia reproduzida do site SindServ Santo André