MENU

Seminário sobre o Futuro da Indústria acontece nesta quarta, 14, em São Paulo

Rodada de discussão percorre cinco estados brasileiros nesta semana

Publicado: 13 Setembro, 2022 - 20h00 | Última modificação: 13 Setembro, 2022 - 20h08

Escrito por: IndustriALL-Brasil

Divulgação
notice

A IndustriALL-Brasil realiza, nesta semana, cinco seminários ao redor do Brasil com o tema “Futuro da Indústria: Desafios da Política Industrial”. Nesta quarta (14/09), será a vez do estado de São Paulo receber o debate, que ocorrerá na CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores).

Nesta segunda-feira (12/09), o seminário aconteceu em Goiás. Na ocasião, foi apresentado o plano Indústria 10+, bem como um panorama sobre a atual situação do setor no Brasil, com um recorte regional de Goiás. Também foram apresentadas as dificuldades regionais no debate de política industrial, como a questão da infraestrutura, principalmente na logística e na capacidade de fornecimento de energia elétrica, a preocupação da necessidade de uma política industrial organizada para atrair investimentos no setor, além do debate da transição justa, sobre as matrizes energéticas.

Hoje (13/09), o debate acontece em Contagem/MG, na sexta-feira (16/09), ocorrerão dois seminários simultaneamente, em Recife/PE e Salvador/BA.

Os debates integram um projeto que visa percorrer 11 estados para diagnosticar os problemas da indústria brasileira através dos recortes regionais. Realizado em parceria com a SASK (Suomen Ammattiliittojen Solidaarisuuskeskus) e IndustriALL Global Union, o plano conta com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), responsável por apresentar os panoramas da indústria brasileira com os recortes regionais de cada estado.

Porto Alegre/RS e Itapema/SC foram dos municípios que já receberam o debate, ambos ocorridos no mês de agosto. Também estão programados seminários nos estados de Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Amazonas, além do fechamento internacional onde será apresentado o relatório final dos encontros.

O presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo da Silva defende que é importante aglutinar as ações para avançar mais e melhor, pois o Brasil vive uma política anti-indústria.  

“A indústria é matriz econômica, tecnológica e social. Os trabalhadores precisam se apropriar desse debate e discutir o futuro da indústria no país. Vamos buscar na convergência, o caminho para manter o setor forte, moderno e preparado para as transformações tecnológicas e levando em conta a questão ambiental, só assim, iremos garantir os empregos e a qualidade de vida dos brasileiros”, enfatiza.

Serviço:
Seminário Futuro da Indústria: Desafios da Política Industrial
Data: 14 de setembro de 2022
Horário: 9h às 17h
Local: Sede da CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores). Rua Caetano Pinto, 575, Brás, São Paulo – SP.