Seminário com Assalariados Rurais avança na reorganização do ramo

Atividade organizada pela CUT-SP reunirá, novamente em Araraquara, lideranças e dirigentes de sindicatos da categoria

Publicado: 05 Julho, 2024 - 17h28 | Última modificação: 10 Julho, 2024 - 18h47

Escrito por: Alexandre Trindade - CUT-SP

Arte: Maria Dias/CUT-SP

Nos dias 25 e 26 de julho, a CUT São Paulo promove mais um Seminário com Assalariados Rurais que discutirá “Os impactos das políticas neoliberais no campo”. A atividade será no Sindicato dos Empregados Rurais de Araraquara (Rua Almirante Tamandaré, 521 - Vila Xavier – Araraquara).

As inscrições podem ser feitas até o dia 22/07, no formulário virtual, disponibilizado no link https://forms.gle/GZUojEaoMR7Urjcu7. Basta acessar e preencher as informações solicitadas. A medida é necessária para que os organizadores possam garantir a acomodação de todos e todas.

No dia 25, para marcar a celebração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, a abertura, às 19h, contará com uma mesa de análise de conjuntura e com um ato simbólico de filiação e refiliação de sindicatos de assalariados rurais à CUT, processo que permitirá o avanço na reorganização do ramo na maior central sindical brasileira.

Já no dia 26, das 9h às 18h, com intervalo para o almoço, ocorrem as mesas que vão debater o uso de agrotóxicos nocivos ao meio ambiente e à saúde do trabalhador; alimentação saudável e medicina natural; avanço da terceirização no campo, trabalho escravo e fiscalização, além da questão agrária no estado de São Paulo diante dos ataques do governo Tarcísio de Freitas. Confira a programação preliminar.

Seminário “Os impactos das políticas neoliberais no campo”

Dias 25 e 26 de julho

Sindicato dos Empregados Rurais de Araraquara

Rua Almirante Tamandaré, 521 - Vila Xavier - Araraquara

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

25/07 - 19h às 21h - Mesa de Abertura

* Análise de conjuntura: Raimundo Suzart - presidente da CUT-SP

* A situação do trabalhador rural assalariado no interior de SP: Elio Neves, do Sindicato dos Empregados Rurais de Araraquara

* ATO SIMBÓLICO de filiação/refiliação de sindicatos de assalariados rurais

26/07 – 8:30 - Recepção / Café

9h às 12:15 - Mesa sobre os impactos do uso de agrotóxicos X a importância da alimentação saudável e da medicina natural

* Eliane Gandolfi, da campanha permanente Contra os Agrotóxicos;

* Dra. Adriana Xavier Dorneles, terapeuta em naturopatia clínica funcional – falará sobre alimentação saudável e medicina natural (saúde do trabalhador)

12h15 - 13h30 - Almoço

13:30 - 15:00 - Mesa sobre garantia de direitos dos trabalhadores rurais assalariados e fiscalização para combater trabalho escravo

* Guilherme Bessa Garnica, Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/SP – falará sobre o trabalho de Inspeção do Trabalho no estado de SP