MENU

São Carlos: Comissão de Fábrica na Volks completa 25 anos

Para comemorar a data, uma assembleia especial foi realizada na última terça-feira (2), em frente a fábrica

Publicado: 04 Julho, 2024 - 16h51 | Última modificação: 04 Julho, 2024 - 17h02

Escrito por: Federação dos Metalúrgicos da CUT/SP

Fotos: Erika Cristina/Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté
notice

A Organização dos Trabalhadores na Volkswagen em São Carlos completa 25 anos da Comissão de Fábrica, com um legado de muitas lutas e conquistas. Para comemorar a data, uma assembleia especial foi realizada na última terça-feira (2), em frente a fábrica.

O presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, é um dos fundadores da Comissão de Fábrica. Ele destaca a importância do marco. 

“Fico emocionado, pois celebrar 25 anos de organização e fazer parte dessa história, me dá um baita orgulho. É gratificante olhar para trás e saber aonde chegamos, ver que o esforço dedicado, a confiança e a união de todas e todos, garantiram importantes conquistas. Parabéns pelos nossos 25 anos”.

André Larocca, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, encabeça atualmente a Comissão de Fábrica. “Temos muito a comemorar. A Comissão de Fábrica nasceu da vontade de avançar na organização no local de trabalho. Durante esses 25 anos avançamos a cada dia, na luta por melhores salários e direitos”, ressalta ele.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, comenta a importância da Comissão para os trabalhadores. “A organização dos trabalhadores na VW é inspiradora para todo líder classista e referência para outras empresas da base. Por isso, parabenizo a organização dos trabalhadores e reafirmo que a Direção do Sindicato sempre estará apoiando a Comissão de Fábrica”, disse Vanderlei. 

Os trabalhadores na Volkswagen (São Carlos) tiveram inúmeras conquistas durante este período, como a redução da jornada para 40 horas semanais; acordos salariais que são referência no país; acordos de investimentos que garantiram mais empregos; conquista da PLR igual Anchieta e Taubaté; manutenção dos empregos (inclusive durante a pandemia) utilizando medidas como Lay Off, PPE, PDV e férias coletivas; implementação do Ticket (Vale Mercado); e a extensão do acordo até 2028.

Atualmente a Comissão de Fábrica é composta pelos trabalhadores André Larocca, Reginaldo Lúcio Emíliano e Adriano Renato Veiga (Urso).

Estiveram presentes na atividade o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, CSE Tecumseh, CSE Electrolux, representantes dos Sindicatos dos metalúrgicos de Sorocaba, dos metalúrgicos do ABC, dos metalúrgicos de Taubaté, dos metalúrgicos de Curitiba, representantes da CUT São Paulo, além de autoridades como a vereadora Raquel Auxiliadora e o ex-prefeito Newton Lima, e dos companheiros Brás Marinho, João Monção e Ildo Soares.

*Informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos