• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

REVEJA: Samba Delas iniciou Sextas Culturais do 1º de Maio da CUT-SP

Apresentações do Grupo Pura e da cantora Aninha Barros foram transmitidas nas redes da CUT-SP; atividade fez parta da programação da central para o 1º de Maio de Resistência, Luta e Solidariedade

Publicado: 09 Abril, 2021 - 14h19 | Última modificação: 12 Abril, 2021 - 12h17

Escrito por: Redação CUT-SP

Arte: Maria Dias/CUT-SP
notice

REVEJA:

 

Quem é da luta e gosta de um bom samba não pode perder o Samba Delas, live musical que marca o início das Sextas Culturais da CUT São Paulo, com apresentações do Grupo Pura Raça e da cantora Aninha Barros. A transmissão será nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, na página do Facebook (@saopauloCUT) e no canal do Youtube da CUT-SP (@CUTSP1).

Com apresentação de Douglas Izzo, presidente da CUT-SP e Carlos Fábio, o Índio, secretário de Cultura da Central, as Sextas Culturais, que nas próximas semanas contará com shows de MPB, funk e RAP.

A atividade integra a programação do 1º de Maio da CUT paulista que, neste ano, traz como mote a Resistência, Luta e Solidariedade das trabalhadores e trabalhadores em meio à pandemia da Covid-19.

Nos intervalos entre uma atração e outros haverá exibição de vídeos institucionais e com intervenções de presidentes de sindicatos filiados à CUT paulista.

Samba Delas

O Samba pede passagem para dar início às lives das Sextas Culturais com dois shows que prometem fazer muita gente sambar em casa, como o Grupo Pura Raça e Aninha Barros.

Pura Raça: Fundado em julho de 1988, no Jardim Nordeste, na Zona Leste de São Paulo, o nome do grupo feminino, traduz o sentimento dessas mulheres negras e periféricas de luta e resistência.

A ideia da fundadora, Marlene Santana, foi formar, informar e multiplicar grupos compostos por mulheres já que na época elas não tenha espaço no cenário musical do samba.

São mais de 30 anos de estrada, uma caminhada de muitos desafios e também de muitas conquistas. O Grupo Feminino Pura Raça incentivou e abriu caminhas para muitas mulheres trabalhar, viver, tocar e cantar no mundo do Samba.

Nessa trajetória, elas seguem em busca do reconhecimento, respeito e resistindo no meio musical pelo lugar da mulher no Samba. Hoje o grupo é formado por Bene, Lucinha, Márcia e Solange.

Aninha Barros: Nascida em Cândido Mota (SP), é piracicabana de coração. Sempre teve a veia musical muito presente em sua vida, influenciada por seus pais e amigos músicos. Cantora, instrumentista e professora tem uma trajetória artística de mais de 20 anos. Iniciou em 1996 como cantora em uma banda de baile. Em 1999 se tornou vocalista da Banda Themplus, na qual permaneceu por 14 anos, se apresentando em diversas cidades do Brasil. Nesse período estudou violão de 7 cordas, participou do projeto musical paralelo chamado “Essência Feminina”, um grupo de chorinho formado apenas por mulheres.

Se formou no Curso Canto Erudito do Conservatório de Tatuí em 2009, onde se capacitou para atuar como professora de técnica vocal, atividade que exerce desde 2002. Em 2011 montou o grupo Samba d’Aninha, projeto voltado à execução e divulgação de clássicos do chamado “samba raiz”. Lançou seu primeiro CD em 2015 e no ano seguinte conheceu Moacyr Luz, que a presenteou com a música "NEGUINHA". Em 2018 lança seu segundo CD.

A convite de Moacyr Luz, subiu ao palco do Renascença Clube, no Rio de Janeiro, com o Grupo Samba do Trabalhador. Também participou da gravação do Documentário para Kinofilmes com a música Neguinha. Participou da Roda de Samba Sarara Criolo, em Maceió (AL); Show no Pelourinho, Aconchego da Zuzu junto com as baianas do Grupo Viva Voz, em Salvador (BA) e, novamente no Rio, participou dos lançamentos do CD Natureza e Fé de Moacyr Luz, no Teatro Rival e no Blue Note Rio.

Em 2019, Aninha recebeu como convidados Moacyr Luz, Nelson Rufino e Nenê Brown para a Festa de lançamento do CD Neguinha no Espaço Beira Rio, em Piracicaba.

Confira a programação das Sextas Culturais

9/04
SAMBA DELAS:
Grupo Pura Raça / Aninha Barros

16/04
MPB DELAS:
Dolores Bah, Gisele Souza / Andreia Preta

23/04
FUNK SAMBA:
MC Tikinho DZL e convidados: DJ Oreia e Samba Terreiro de Yayá

30/04
AMIGOS DO RAP:
Bizika, Pirulex e Doutor Sinistro

Sempre às 19h

Live: Facebook (@saopauloCUT) e Youtube (@CUTSP1)