Representado o CNS, presidenta do SinPsi fala sobre pandemia e vacinação

Publicado: 12 Janeiro, 2022 - 13h53 | Última modificação: 12 Janeiro, 2022 - 13h55

Escrito por: Sindicato dos Psicólogos de São Paulo

Reprodução/Arquivo pessoal

A presidenta do SinPsi (Sindicato dos Psicólogos de São Paulo) e integrante da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano falou com a rádio CBN Vale sobre a atuação do Conselho na pandemia e também o posicionamento em relação a vacinação para crianças de 5 a 11 anos no Brasil. A entrevista foi ao ar no dia 10 de janeiro.

Fernanda afirmou que o CNS está bastante preocupado com o avanço da variante omicron. “Vamos fazer reuniões para reavaliar as orientações, no sentido dos cuidados e até orientando estados e municípios em relação a atividades pelas atividades festivas, orientando pelo cancelamento dessas atividades, uso de álcool gel, máscaras e não aglomeração. A gente vê hoje funcionários do SUS sobrecarregados, profissionais de saúde que estão voltando a adoecer, então, para além da sobrecarga do sistema dessas novas variantes, nós temos o cuidado com trabalhadores e trabalhadoras, que precisa ser viabilizado”.

Fernanda ainda destacou que “a questão da vacinação das crianças é fundamental, até pela pressão que tem da volta das escolas, e pela necessidade do cuidado educacional com as crianças. Então são temas transversais que vão se encontrando: saúde, educação e assistência social e a necessidade de cuidado dessas crianças que estava sendo negligenciada”.

Confira no vídeo a íntegra da entrevista