• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Químicos do ABC: escolas recebem prêmios do Concurso de Redação

Com pipoca, suco e algodão-doce aos alunos, diretoras recebem o kit multimídia pela classificação das redações do Projeto 80 Anos

Publicado: 01 Julho, 2019 - 12h26 | Última modificação: 01 Julho, 2019 - 12h29

Escrito por: Sindicato dos Químicos do ABC

Divulgação/Sindicato dos Químicos do ABC
notice

Cumprindo o prometido na festa de encerramento do Projeto 80 Anos Químicos ABC, realizada em 1º de junho, lideranças do Sindicato encerraram esta semana a entrega dos kits multimídias às escolas dos alunos que foram classificados em segundo e terceiro lugar no Concurso de Redação. 

Nesta segunda-feira, 24/6, o ato de entrega foi em Diadema, na Escola Estadual Adonias Filho, escola do classificado em terceiro lugar, o aluno Luís Henrique, que também recebeu seu prêmio já que não pôde comparecer à festa do dia 1/6. 

Na semana anterior, em 17/6, o ato aconteceu na Escola Estadual Wanda Bento, em Santo André, da aluna Lívia Lucena, que ficou em segundo lugar no Concurso.

O secretário-geral e de imprensa do Sindicato, Paulão, entregou os kits para as diretoras Valéria Acosta Guardiola (Escola Adonias Filho) e Kelly Cristina da Silva (Escoa Wanda Bento) em atividades com barraquinhas de pipoca, suco e algodão-doce. 

As redações vencedores foram lidas pelos autores e o artista-plástico e cartunista Rui Miranda, vencedor do Concurso de Escultura, esteve presente fazendo a caricatura dos premiados. 

Vários diretores e diretoras do Sindicato prestigiaram as atividades, como os coordenadores das regionais Joel Santana (Santo André) e Evandro Alves (Diadema).

Em Santo André, Amanda Moscardini, da equipe de relações institucionais da Braskem compareceu representando a empresa.  

"Vamos dar continuidade a esse trabalho com a publicação das redações classificadas, para que fique registrado na história do Sindicato e nas escolas. Foi uma iniciativa e inovação muito gratificantes para nossa entidade e para as empresas participantes do projeto comemorativo dos 80 anos dos Químicos do ABC", pontuou Paulão.  

O Concurso

Com a temática sobre a importância do Polo Petroquímico para o desenvolvimento do Grande ABC, o Concurso de Redação premiou em primeiro lugar Giovana Gaiardoni, aluna do 9º ano da Escola Municipal Carlos Rohm, de Ribeirão Pires. Em segundo lugar Lívia Lucena, aluna do 8º ano da Escola Estadual Wanda Bento – Santo André, e em terceiro o aluno Luís Henrique Serra dos Santos, do 9º ano da Escola Estadual Adonias Filho, de Diadema.  Foram cerca de 5 mil redações concorrendo. 

O Projeto

Iniciado em outubro do ano passado, o projeto para celebrar os 80 anos da entidade lançou um selo comemorativo oficial dos Correios e a publicação “A história 2008 – 2018” e realizou os dois concursos cujos vencedores foram premiados no dia da festa.

O tema do Concurso de Redação, realizado em escolas públicas da região, foi a história do Polo Petroquímico em Mauá e sua importância para o desenvolvimento do Grande ABC Paulista. 

O tema do concurso de escultura foi “O Mundo do Trabalho, Democracia e Participação” e contou com o apoio do Instituto Tomie Ohtake, Instituto Acqua e do site Catraca Livre. 

“A história dos Químicos do ABC é uma história de conquistas e resistência desde a sua fundação em 1938. Temos muito a celebrar por isso fomos buscar parceiros nas empresas e em entidades culturais para promover essa grande festa”, destaca o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

Empresas parceiras

O Projeto 80 anos foi realizado em parceria com as empresas Cabot, CBC, Braskem, Voss Automotive, Unipar, Chevron e Oxiteno.