MENU

Protesto denuncia racismo em agência bancária de São Bernardo

Sindicato dos Vigilantes de São Bernardo (SindvigSBC) e Bancários do ABC organizam ato de repúdio nesta quinta-feira, 10

Publicado: 09 Abril, 2025 - 13h18 | Última modificação: 09 Abril, 2025 - 13h34

Escrito por: Assessoria Sindicato dos Bancários do ABC

notice

Um caso envolvendo discriminação e injúria racial ocorreu em agência do banco Itaú, em São Bernardo. A vítima é uma vigilante, que foi atacada por uma cliente. O nome da trabalhadora está sendo preservado porque ela precisou ser afastada pelo impacto psicológico da agressão.

Os representantes bancários chegaram a conversar com a gestão do banco e um Boletim de Ocorrência foi feito. O Sindicato dos Vigilantes de São Bernardo (SindvigSBC), com o apoio do Sindicato dos Bancários do ABC, prepara uma manifestação para esta quinta-feira, 10 de abril, em frente à agência bancária, à rua Marechal Deodoro 770, a partir das 9h. O ato também tem o apoio da Central Única dos Trabalhadores no ABC (CUT-ABC).

Tanto a injúria quanto a discriminação racial são crimes previstos em lei. A primeira é caracterizada pela ofensa e atinge a honra da pessoa individualmente, enquanto a discriminação atinge um grupo ou coletividade, também calcada em critérios raciais.

Para o protesto, os organizadores pedem que, se possível, cada participante leve uma placa ou faixa com mensagens contra o racismo. “Vamos nos solidarizar e ampliar essa luta, que é de toda a sociedade”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários do ABC, Yasuki Niiuchi.

Texto originalmente publicado no site dos Bancários do ABC. Acesse aqui.