Projeto ‘CUT nos Bairros’ democratiza o acesso à cultura em Interlagos
Shows e recreações ocorreram na Rua Gaspar José Raposo, em frente ao Campo de Futebol do Jardim Orion
Publicado: 16 Maio, 2022 - 19h02
Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

O bairro Jardim Orion, na região de Interlagos, zona sul de São Paulo, recebeu no domingo (15) o projeto ‘CUT nos Bairros’, uma ação sindical que percorre regiões de SP com recreação, apresentações artísticas, serviços e toda uma programação cultural voltada à classe trabalhadora.
A atividade é gratuita e pensada nas famílias que moram em regiões periféricas e possuem pouco acesso a equipamentos culturais.
“É uma oportunidade de dialogar com os trabalhadores e as trabalhadoras sobre a situação econômica do país e falar sobre o abaixo-assinado pelo vale-transporte social e gratuito para as pessoas desempregadas. Nossa luta é contra o desemprego, a fome e a miséria. Essa ação realizada nas regiões une arte, cultura e política, sendo uma oportunidade de ampliarmos as reflexões sobre os problemas que atingem a população”, afirma o professor Douglas Izzo, presidente da CUT-SP.

Durante as atividades, os dirigentes sindicais falaram sobre a preocupação com relação à atuação dos poderes públicos com ações que promovam a democratização da cultura.
"Precisamos conversar com a população sobre os ataques que o governo Bolsonaro está promovendo e sobre os direitos que estão sendo retirados, os problemas em relação ao acesso à cultura, ao esporte, ao lazer e ao trabalho. Falar, ainda, sobre a importância da organização e da mobilização da classe trabalhadora”, destacou o bancário e vice-presidente da CUT-SP, Luiz Claudio Marcolino.
A comerciante e líder comunitária do Jardim Orion, Carla Ferreira da Silva, destacou a relevância da atuação sindical na região.
“Existe uma grande carência de políticas públicas no Jardim Orion, temos problemas diversos de saneamento básico, de lazer, transporte público, de educação, de acesso à cultura, além de vias públicas bastante desgastadas. São lutas cotidianas e questões que cobramos do poder público diariamente. O projeto da CUT trouxe atividades culturais e lazer, democratizando o acesso dos mais novos aos mais velhos moradores, de todas as famílias da região”, afirmou.

Região de Interlagos
No extremo da zona sul de São Paulo, a região de Interlagos, localizada no distrito de Socorro, tem uma população de 191.389 habitantes.
Segundo estudo da Rede Nossa São Paulo de 2021, a cada 10 moradores da região, que abrange também a Cidade Dutra, apenas dois possuem emprego formal perto de casa. Assim, a maioria dos trabalhadores da região precisa se deslocar por algumas horas até chegar ao local de trabalho.
No que se refere à democratização da cultura e acesso a direitos essenciais, a região carece de centros e equipamentos culturais, além de altos índices de violência e de desigualdade social.