Projeto ‘CUT nos Bairros’ democratiza o acesso à cultura em Interlagos

Shows e recreações ocorreram na Rua Gaspar José Raposo, em frente ao Campo de Futebol do Jardim Orion

Publicado: 16 Maio, 2022 - 19h02

Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Dino Santos/ CUT-SP

O bairro Jardim Orion, na região de Interlagos, zona sul de São Paulo, recebeu no domingo (15) o projeto ‘CUT nos Bairros’, uma ação sindical que percorre regiões de SP com recreação, apresentações artísticas, serviços e toda uma programação cultural voltada à classe trabalhadora.

A atividade é gratuita e pensada nas famílias que moram em regiões periféricas e possuem pouco acesso a equipamentos culturais.

“É uma oportunidade de dialogar com os trabalhadores e as trabalhadoras sobre a situação econômica do país e falar sobre o abaixo-assinado pelo vale-transporte social e gratuito para as pessoas desempregadas. Nossa luta é contra o desemprego, a fome e a miséria. Essa ação realizada nas regiões une arte, cultura e política, sendo uma oportunidade de ampliarmos as reflexões sobre os problemas que atingem a população”, afirma o professor Douglas Izzo, presidente da CUT-SP.

No palco, Douglas Izzo e Luiz Claudio Marcolino

Durante as atividades, os dirigentes sindicais falaram sobre a preocupação com relação à atuação dos poderes públicos com ações que promovam a democratização da cultura.

"Precisamos conversar com a população sobre os ataques que o governo Bolsonaro está promovendo e sobre os direitos que estão sendo retirados, os problemas em relação ao acesso à cultura, ao esporte, ao lazer e ao trabalho. Falar, ainda, sobre a importância da organização e da mobilização da classe trabalhadora”, destacou o bancário e vice-presidente da CUT-SP, Luiz Claudio Marcolino.

Dino Santos/CUT-SPDino Santos/CUT-SP

A comerciante e líder comunitária do Jardim Orion, Carla Ferreira da Silva, destacou a relevância da atuação sindical na região.

“Existe uma grande carência de políticas públicas no Jardim Orion, temos problemas diversos de saneamento básico, de lazer, transporte público, de educação, de acesso à cultura, além de vias públicas bastante desgastadas. São lutas cotidianas e questões que cobramos do poder público diariamente. O projeto da CUT trouxe atividades culturais e lazer, democratizando o acesso dos mais novos aos mais velhos moradores, de todas as famílias da região”, afirmou.

CUT nos Bairros no Jardim Orion, na região de Interlagos

Região de Interlagos

No extremo da zona sul de São Paulo, a região de Interlagos, localizada no distrito de Socorro, tem uma população de 191.389 habitantes.

Segundo estudo da Rede Nossa São Paulo de 2021, a cada 10 moradores da região, que abrange também a Cidade Dutra, apenas dois possuem emprego formal perto de casa. Assim, a maioria dos trabalhadores da região precisa se deslocar por algumas horas até chegar ao local de trabalho.

No que se refere à democratização da cultura e acesso a direitos essenciais, a região carece de centros e equipamentos culturais, além de altos índices de violência e de desigualdade social.