REVEJA: Programa CUT São Paulo em Ação entrevista o músico Don Ernesto

Live tratou sobre ditadura, democracia e cultura

Publicado: 09 Junho, 2020 - 15h31 | Última modificação: 11 Junho, 2020 - 13h10

Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Maria Dias/CUT-SP

O entrevistado do programa CUT São Paulo em Ação desta quarta-feira (10) foi o cantor músico e apresentador, Ernesto José de Carvalho, 52, popularmente conhecido como Don Ernesto. A live começou às 17h, nas páginas do Facebook e do Youtube da CUT-SP.

Pai de seis filhos (Karina, Henrique, Tayna, Pedro Ernesto, Manuela e Valentina) e avô de 2 netos (Juan Ernesto e Nalu), Don Ernesto carrega em sua trajetória uma história de luta e resistência como filho de perseguidos políticos pela ditadura militar.

Seu pai, militante político, foi morto em abril de 1971 pela polícia política. Naquele momento, sua família se exilou, morando no Chile, depois na Argentina, na França e em Portugal. Após quase 10 anos no exílio, retornou ao Brasil durante a anistia.

Toda esta história compõe sua vida como artista e crítico no campo da cultura. Recentemente, o músico viralizou nas redes ao publicar um vídeo direcionado à ex-secretaria Especial de Cultura do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Regina Duarte, após entrevista à CNN, momento em que a atriz minimizou os torturadores da ditadura militar.

Sobre estes e outros temas é que o músico participará da live intitulada "Luta contra a ditadura e pela democracia: uma história para jamais esquecer", que contará com a mediação do secretário de Cultura da CUT-SP, Carlos Fábio, mais conhecido como Índio.

Veja a íntegra