Pressão dos trabalhadores garante acordo na Ugimag

Após três dias de paralisações e negociações, trabalhadores aprovam proposta de garantia de direitos, estabilidade e continuidade do convênio médico

Publicado: 04 Dezembro, 2018 - 11h29 | Última modificação: 04 Dezembro, 2018 - 11h41

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Adonis Guerra/Smabc

Os trabalhadores na Ugimag, em Ribeirão Pires, aprovaram na quinta (29/11) a proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com a empresa de garantia de direitos e estabilidade no emprego até março. Também garante a manutenção do convênio médico, que a empresa já tinha anunciado que iria acabar.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, ressaltou a importância da luta dos trabalhadores para garantir o acordo.

“A proposta só veio porque o pessoal está unido e pronto para o que der e vier. A garra e a luta foram fundamentais para conseguirmos avançar na garantia de direitos diante de um cenário complicado que já vem de anos na empresa. E só aceitamos a proposta documentada porque a Ugimag tem histórico de descumprimento de acordos”, afirmou.

Após três dias de paralisações, os companheiros retornaram ao trabalho ontem. “O patrão só ouve os trabalhadores quando as máquinas estão em silêncio. Com o empenho dos CSEs e da companheirada, essa luta foi possível. O Sindicato só é forte quando os trabalhadores acreditam”, disse.

O CSE Santino Braz de Oliveira, o Dino, contou sobre a dificuldade das negociações. “A empresa estava intransigente em diversos pontos, mas por saber que os trabalhadores estavam nos dando respaldo à luta, garantindo a paralisação, conseguimos sair com uma proposta”, disse.

O CSE Antonio José de França Filho, o França, destacou que a paralisação foi um recado para a fábrica. “Os trabalhadores na Ugimag estão preparados para defender os seus direitos. Não vamos aceitar nenhuma retirada de direitos”, concluiu.

carregando