Presidente Prudente realiza assembleia para fortalecer o 16º Congresso da CUT-SP
Dirigentes sindicais falaram sobre desafios regionais e a luta por reforma agrária
Publicado: 28 Junho, 2023 - 11h04
Escrito por: Vanessa Ramos
Sindicatos filiados à CUT na região de Presidente Prudente (SP) realizaram no último sábado (24) assembleia de base rumo ao 16º Congresso Estadual da CUT São Paulo (Cecut), que ocorrerá em agosto.
A atividade ocorreu na subsede da CUT-SP, à Rua Ulisses Ramos de Castro, 268, no bairro do Bosque, em Presidente Prudente. Outras cidades do entorno, como Tupi e Dracena, também participaram da assembleia.
As entidades sindicais falaram sobre dificuldades da região, o demarcado polo agropecuário e a falta de mais indústrias para aumentar a geração de emprego.
Divulgação/Subsede da CUT-SP em Presidente Prudente
Coordenador da subsede da CUT-SP em Presidente Prudente, Paulo Roberto Índio do Brasil, destacou a importância da plenária para fortalecer a unidade no sentido de vencer os grupos de extrema direita que atuam de forma “violenta e criminosa”.
“A região comporta 56 cidades e dois estados de fronteira, mas a maior dificuldade é que tudo aqui é agro, dos canaviais à criação de bois. Existe pobreza, precariedade e um grande número de acampados lutando pelo direito à terra. A reforma agrária ainda é um desafio e cobramos o governo para avançar nisso”, explicou.
Diante da luta regional, o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, destacou a relevância da organização da CUT para combater o conservadorismo.
“É fundamental fortalecermos nosso projeto político e sindical na região, visando uma unidade entre movimentos sociais e entidades sindicais para combater a política conservadora de uma classe dominante local, ruralista, que tem como característica defender um projeto que historicamente privilegia apenas uma elite, em detrimento dos direitos do conjunto da classe trabalhadora”, afirmou.