MENU

Presidente do Sindcongru, Marcelo Ferreira assume coordenação da CUT-SP em Guarulhos

Na região, subsede cutista também representa os sindicatos das cidades de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel

Publicado: 07 Março, 2025 - 17h16 | Última modificação: 07 Março, 2025 - 17h48

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Divulgação/CUT Guarulhos
notice

Em plenária realizada com lideranças sindicais de Guarulhos na última quinta-feira, 6, Marcelo Ferreira dos Santos foi eleito o novo coordenador da subsede da CUT-SP na região. A atividade ocorreu na sede do Sindicato Nacional dos Aeroportuários.

Marcelo tem 43 anos e trabalha no ramo da construção civil. Também é presidente, pelo segundo mandato, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Guarulhos e Arujá (Sindcongru) e milita no movimento sindical desde 2002.

De acordo com o novo coordenar, a expectativa neste mandato é resgatar na região de Guarulhos a essência do movimento sindical cutista de anos passados. “É um grande desafio assumir a subsede, mas quero ter um mandato que consiga resgatar aquele trabalho de base entre os nossos sindicatos cutistas dentro dos locais de trabalho, de mobilizar, de fazer o olho no olho junto aos trabalhadores e ampliar a confiança que eles possuem na CUT", diz.

O dirigente também destaca as eleições presidenciais, de governo e parlamentares, no próximo ano, como um importante desafio para a classe trabalhadora. “Ano que vem temos eleições e a Central Única dos Trabalhadores será um dos principais instrumentos de luta da classe trabalhadora para garantir a continuidade de um projeto da classe trabalhadora no qual esse governo tem o compromisso e que reconhece a importância dos sindicatos para a democracia. Por isso, será preciso que as subsedes estejam engajadas até [2026]”, afirma.

Marcelo assume a nova função em substituição a José Rogério Vieira, do ramo dos transportes, e que estava à frente da coordenação desde 2021. “Tenho a certeza de que o Marcelo fará um excelente mandato, pois quando ele assume um compromisso, vemos o quanto se entrega na missão”, avalia Vieira.

Em Guarulhos, a subsede também representa os sindicatos das cidades de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Participaram da plenária de escolha as principais lideranças sindicais da região. Pela CUT-SP, estiveram o secretário-geral, Daniel Calazans, a secretária de Relações do Trabalho, Edna de Almeida Santos, e o secretário de Organização e Política Sindical, Hélcio Aparecido Marcelino.

As subsedes funcionam como espaços de representação da CUT-SP divididas por regiões, que contemplam a capital, Grande São Paulo, litoral e interior, de forma a garantir a aproximação da entidade com os sindicatos, movimentos sociais e os trabalhadores do setor público, privado, do campo e cidade em todo o estado. Os coordenadores ou coordenadoras têm a missão de facilitar essa aproximação, representar a CUT em atividades, assegurando a política da entidade, e colaborar na construção de atos e ações no local.

“Sabemos que os desafios são grandes, principalmente por conta do cenário que nos encontramos hoje de avanço e ataques da extrema direita, mas o movimento sindical é fantástico, principalmente o cutista. E eu tenho certeza que essa subsede vai continuar gerando muitos frutos para a nossa Central”, finaliza Marcelo.