Paulo Frateschi, presente!
Publicado: 06 Novembro, 2025 - 18h25 | Última modificação: 06 Novembro, 2025 - 18h44
Escrito por: CUT São Paulo
A Direção da CUT São Paulo manifesta seu pesar pelo falecimento do companheiro Paulo Frateschi, nesta quinta-feira (6), aos 75 anos.
Frateschi teve uma trajetória marcada pela coerência política e pelo compromisso com as causas sociais e os direitos da classe trabalhadora. Atuou desde a resistência à ditadura militar até a organização partidária e sindical.
Professor, foi conselheiro e diretor da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Sua luta ajudou a eleger uma diretoria combativa da entidade em 1979, o que mudou a história do sindicato.

Nos anos 1980, Paulo foi deputado estadual pelo PT. Depois foi presidente do PT Estadual de São Paulo e, em 2014, secretário de Relações Governamentais nas gestões de Marta Suplicy e de Fernando Haddad. Atuou como dirigente do PT Nacional e militante aguerrido em tantas e tantas batalhas, como as caravanas em defesa do Lula.
A CUT-SP reconhece em sua história o exemplo de militância comprometida com a transformação do país, com a justiça social e com a democracia.
O velório do companheiro Paulo Frateschi será nesta sexta-feira, 7 de novembro, a partir das 6h da manhã, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo - SP, 04097-900).
Neste momento, expressamos solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta de Paulo Frateschi. Sua trajetória permanece como parte da história da luta popular em São Paulo e no Brasil.
São Paulo, 6 de novembro de 2025
Direção da CUT-SP
