• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Osasco Plaza Shopping recebe exposição sobre a luta das pessoas com deficiência

Painéis e fotos relatam a construção das políticas públicas e a atuação do movimento sindical no tema

Publicado: 21 Março, 2019 - 15h27 | Última modificação: 21 Março, 2019 - 15h41

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Divulgação/CUT-SP
notice

A exposição criada pela Secretaria de Políticas Sociais da CUT-SP e o seu Coletivo de Trabalhadores com Deficiência estará no Osasco Plaza Shopping até o próximo sábado, dia 23, das 10h às 22h. O shopping está localizado na Rua Tenente Avelar Píres de Azevedo, 81, no centro de Osasco.

Painéis e fotos, relatando as políticas públicas conquistadas e a atuação do movimento sindical CUTista integram a atividade.

A exposição foi criada para refletir sobre o universo da população com deficiência que, a pesar dos retrocessos vivenciados nos últimos anos e as incertezas para os próximos, celebra uma das mais importantes conquistas da população com deficiência, que foi a criação da Lei Brasileira de Inclusão – LBI (13.146/15), o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Sancionada em 2015 pela então presidenta Dilma Rousseff, a lei assegura a oferta de sistema educacional inclusivo e fornecimento de profissionais de apoio para alunos, garantindo a autonomia dessa população.

No Brasil, a população com deficiência representa 24% do total de brasileiros, segundo o censo mais recente do IBGE. Entretanto, no mundo do trabalho, apenas 1% das vagas é ocupada por essa população, principalmente, para subfunções. E essa questão é só um dos inúmeros problemas que a população com deficiência enfrenta.

Divulgação/CUT OsascoDivulgação/CUT Osasco
O vice-presidente da CUT-SP, Valdir Fernandes (Tafarel), à direita, visita a exposição

A exposição tem o apoio da CUT Nacional, subsede da CUT em Osasco, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Sindicato dos Comerciários de Osasco, Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, Federação dos Químicos de São Paulo, Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, Sindicato Nacional dos Aposentados e Sindicato dos Trabalhadores em Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares da Baixada Santista e Região.