Oficinas da CUT-SP expandem conhecimento sobre uso das redes sociais

Central faz formação sobre comunicação para dirigentes e trabalhadores da base

Publicado: 23 Agosto, 2019 - 18h33 | Última modificação: 23 Agosto, 2019 - 18h43

Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Secom CUT-SP

A Secretaria de Comunicação da CUT São Paulo tem realizado oficinas sobre as redes sociais e sua utilização. Nesses espaços, a educomunicação é utilizada como referência para a formação e o empoderamento das direções, assessorias e trabalhadores na base, a partir de ferramentas que propiciam ampliar a informação e o diálogo da luta sindical.

Nessa quarta-feira (21), a formação ocorreu no Sindicato dos Químicos do ABC, na cidade de Santo André.

Como lembra a secretária de Comunicação da CUT São Paulo, Adriana Magalhães, de 2016 até este ano ocorreram oficinas para jornalistas e dirigentes, mulheres de diferentes categorias, jovens trabalhadores, servidores municipais e assessores sindicais.

“Este é um conhecimento demandado pelas entidades sindicais, principalmente nesta conjuntura em que as redes sociais cumprem um papel político de contraponto tão importante”, afirma a dirigente.

Para o coordenador da subsede da CUT-SP no ABC, José Almeida Freire, as redes sociais são instrumentos que irão fortalecer a dinâmica da comunicação dos sindicatos sejam em momentos de campanha salarial ou de realização de greves.

“Desde a criação de listas de transmissão pelo WhatsApp até a participação em tuitaços com o uso de hashtags específicas ou a forma mais adequada de publicação considerando cada rede social. Percebemos que todo este saber não estava presente em nosso cotidiano. E, a partir de agora, utilizaremos este instrumento para falar sobre a nossa versão dos fatos que nem sempre é apresentada pela grande mídia comercial”, conclui