Nota da CUT-SP: José Mendes, presente!

Publicado: 30 Outubro, 2023 - 10h39 | Última modificação: 30 Outubro, 2023 - 10h46

Escrito por: CUT São Paulo

José Alberto Moreno Mendes, também conhecido como Doka, líder respeitado da comunidade quilombola, foi brutalmente assassinado na última sexta-feira (27) em frente à sua residência, situada no interior do Maranhão. O trágico incidente abalou a cidade de Itapecuru-Mirim (MA), localizada a 120 km da capital, São Luís, desencadeando um clamor por justiça.

Doka desempenhava o papel de presidente na Associação de Moradores do Quilombo de Jaibara dos Rodrigues, além de ser membro ativo da Comissão do Território e do Conselho Quilombola da União das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Itapecuru.

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo lamenta profundamente a morte de Doka. Sua dedicação incansável à luta pelos direitos e reconhecimento das comunidades quilombolas deixa um legado inestimável. Sua trágica partida deixa um vazio irreparável na luta por justiça social e igualdade. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a toda a comunidade quilombola. Que possamos honrar seu legado e perseverar em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Direção da CUT-SP
São Paulo, 30 de outubro de 2023.