MENU

Nota conjunta da CUT-SP e FENTAC sobre a tragédia em Vinhedo

Publicado: 09 Agosto, 2024 - 22h22 | Última modificação: 12 Agosto, 2024 - 16h14

Escrito por: CUT São Paulo

CUT-SP
notice

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) e a FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) expressam, conjuntamente, profundo pesar e solidariedade às famílias e amigos das 61 vítimas do acidente com a aeronave ATR da Voepass, ocorrido em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira, 9 de agosto.

As entidades subscritas também pedem que as agências reguladoras do setor intensifiquem os trabalhos de fiscalização nas companhias aéreas, de forma a evitar novas tragédias e mortes de trabalhadores e trabalhadoras.

A segurança aérea é um assunto pautado a todo momento pelos sindicatos, que cobram das empresas o cumprimento dos protocolos de segurança nos voos e os riscos crescentes decorrentes da precarização dos serviços operacionais e de manutenção. No entanto, essa tem sido uma luta difícil e, muitas vezes, negligenciada pelas companhias – soma-se a isso as extensas jornadas de trabalho dadas aos profissionais da aviação civil.

Não se pode permitir que mais vidas sejam expostas ao perigo, independentemente dos apontamentos que as investigações levem. Somente com maior fiscalização e prevenção é que serão evitados novos acidentes aéreos no Brasil.

Raimundo Suzart
Presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP)

Paulo Alexandre Pereira da Silva
Presidente da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil)