No aniversário de Sapopemba, CUT faz ação com serviços de cidadania e muita música

Atividade gratuita ocorreu no último sábado (29) e teve apoio do Conselho Nacional do SESI

Publicado: 02 Julho, 2024 - 11h56 | Última modificação: 03 Julho, 2024 - 18h39

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Fotos: Dino Santos/CUT-SP

Sapopemba, na zona leste de São Paulo, recebeu no último sábado (29) a Ação Social dos Trabalhadores, evento promovido pela CUT-SP com serviços de cidadania, recreação e apresentações culturais voltadas à classe trabalhadora. A atividade na região também celebrou os 114 anos que o bairro completou neste mês.

O evento fez parte das ações do Mês de Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da CUT, inicialmente previsto para ocorrer em junho passado, mas que foi alterado por conta das condições climáticas à época.

O evento, além de gratuito, foi pensado para os públicos que moram longe da região central e que possuem poucas opções de lazer aos finais de semana. Além disso, a atividade foi mais uma das formas de dialogar com a população sobre direitos e cidadania, pois a CUT está em luta a todo o momento.

“O movimento sindical sempre teve como uma de suas missões a promoção da cidadania e isso está ligado à história da CUT, que promove periodicamente atividades como esta aqui na zona leste. Entendemos como uma forma de levar informação e dialogar com a população, mostrando que a Central é de todas e todos”, afirma o presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart.

Com o patrocínio do Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria), a Ação Social teve brinquedos infláveis e recreação para as crianças, além de tendas com serviços para as famílias, como corte de cabelo, tratamento capilar, trancistas, limpeza de pele, feira de livros, aferição de pressão arterial e oculista. Também foi possível consultar e fazer cadastro no CadÚnico (serviço para acesso aos programas sociais do governo), obter orientações sobre empreendedorismo com o Sebrae e até mesmo vacinar cães e gatos na tenda com equipes do controle de zoonoses.

Já a parte musical esteve por conta do samba de raiz de Almirzinho Serra, cantando grandes sucessos que agitaram o público, de Laura Andrade, que levou o show ‘Pagode Di Laura’, e da DJ Na Nuvens comandando as pickups.

Outro ponto alto da ação esteve por conta da oficina de grafite, conduzida pelos artistas Rodrigo Smul, Téia Tattoo e Droo, onde muitos participantes fizeram a customização de camisetas e de bolsas. “Nossa proposta é poder transmitir a ideia do grafite como ferramenta de transformação social e educacional”, diz Smul, que atua como arte educador e é gestor cultural.

Sapopemba está entre os bairros mais populosos da capital, com quase 270 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Quando o assunto é desigualdade no município, a região ocupa a 82ª colocação em ranking da Rede Nossa São Paulo que mede indicadores como habitação, trabalho e renda, segurança pública e educação.