Negras no poder: webinário discute a diversidade racial nas câmaras municipais

Atividade virtual da CUT-SP será na sexta, 18, com transmissão pelo Facebook, a partir das 16h30

Publicado: 16 Dezembro, 2020 - 11h53 | Última modificação: 16 Dezembro, 2020 - 13h47

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Arte: Maria Dias/CUT-SP

As câmaras municipais do Brasil terão um pouco mais de representatividade em 2021. Apesar de ser melhor do que atualmente, o termo “pouco” não é exagerado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano, 6,16% das candidaturas eleitas se declararam negras, ou, em números absolutos, 3.569 pessoas. Já entre os que se declararam brancos, 31.053 conquistaram uma cadeira, enquanto que os pardos ficaram com 22.363, os amarelos com 233 e os indígenas, 182.

E é para discutir sobre essa nova diversidade racial – ou a falta dela – que a CUT-SP promove o debate virtual “Candidaturas Negras: Avanços e desafios nas eleições 2020” nesta sexta, 18, a partir das 16h30. A atividade, com transmissão pelas redes sociais, terá a participação da cientista social Najara Costa, da vereadora reeleita por Araraquara, Thainara Faria (PT), e da co-vereadora da Bancada Feminista eleita por São Paulo, Natália Chaves (PSOL).

“Nós, negras e negros, somos a maioria da população brasileira, mas isso não se refletiu no resultado das urnas. E parte desse resultado é culpa da estrutura política e partidária do país, que sub-representam as lideranças negras e não dão condições iguais para que elas possam concorrer”, afirma a secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Silva, que fará a mediação do webinário.

No debate, também será lançado o novo Jornal da Classe Trabalhadora da Secretaria de Combate ao Racismo 2020, que trará textos e artigos assinados por militantes, políticos e dirigentes do movimento negro sindical.

Webinário Candidaturas Negras: Avanços e desafios nas eleições 2020
Sexta-feira, 18 de dezembro