Movimentos lançam plebiscito contra as privatizações nesta terça, 5
Ato será na Quadra dos Bancários, no centro de São Paulo
Publicado: 04 Setembro, 2023 - 17h37 | Última modificação: 04 Setembro, 2023 - 17h40
Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Em meio às ameaças de privatização dos serviços essenciais, feitas pelo governador Tarcísio de Freitas, movimentos populares irão intensificar a agenda unitária de lutas no estado de São Paulo. E nesta terça-feira, 5 de setembro, já ocorre um desses atos, com o lançamento do Plebiscito contra a Privatização da Sabesp, Metrô e CPTM.
A atividade, que irá reunir sindicatos, centrais sindicais, como a CUT, e movimentos sociais, será realizada na Quadra dos Bancários, na Rua Tabatinguera, 192, no centro de São Paulo, a partir das 18h.
O plebiscito terá o objetivo de ouvir a população sobre o desmonte proposto pelo governador, que, se levado adiante, irá precarizar o transporte público e o serviço de saneamento no estado.
No caso do Metrô e da CPTM, já é possível ter uma prévia do que poderá ocorrer com a entrega total desses serviços. Algumas linhas dos dois serviços já funcionam pelo modelo de concessão e sempre estão apresentando atrasos, falhas com paralisação e até graves acidentes.
Já em relação ao serviço de saneamento, experiências internacionais e de outros estados do Brasil mostram que a entrega à iniciativa privada foram desastrosas. No Rio de Janeiro, onde a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) foi vendida em 2021, a população sofre com tarifas mais caras e condições ruins da água que chega pelas torneiras, com mau cheiro e barrenta. Essa piora também ocorreu em Paris, Berlim e outras 265 cidades pelo mundo, que reestatizaram o serviço após se arrependerem da privatização.
Serviço
Lançamento do Plebiscito contra a Privatização da Sabesp, Metrô e CPTM
Terça-feira, 5 de setembro - 18h
Quadra dos Bancários: Rua Tabatinguera, 192, no centro de São Paulo