Movimentos lançam Carta Compromisso Socioambiental para as eleições 2022

Documento será lançado na próxima segunda, 12 de setembro, no centro de São Paulo; Candidatos e candidatas aos cargos públicos deste ano já podem acessar e assinar a Carta

Publicado: 08 Setembro, 2022 - 15h11 | Última modificação: 08 Setembro, 2022 - 15h21

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Reprodução

Diversas entidades e movimentos populares se uniram na construção de uma carta com propostas de enfrentamento aos problemas socioambientais do país e que serão apresentados às candidaturas de todos os cargos públicos do processo eleitoral deste ano. A Carta Compromisso para as Eleições 2022 será lançada no dia 12 de setembro, próxima segunda-feira, às 19h, no auditório do Sindsep-SP, à Rua da Quitanda, 101, no centro da capital paulista.

O documento apresenta 16 propostas de ação consideradas urgentes em meio ao cenário de destruição e ataques ao meio ambiente promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Entre os pontos que constam na Carta, estão o fortalecimento dos órgãos públicos de fiscalização, o compromisso pelo desmatamento zero, o combate ao uso de agrotóxicos e a implementação da transição ecológica justa, ação baseada em um novo modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável.

A proposta da Carta unifica surge a partir de experiências anteriores, quando cada entidade lançava um documento próprio e, com isso, dificultava um processo de pressão aos políticos com cargos em andamento. Com isso, a unificação do documento também permite uma pressão conjunta.

“Essa articulação é importante em meio às emergências socioambientais que ocorreram no país nos últimos anos, com ataques aos povos originários, queimadas e desmatamentos, órgãos de fiscalização sucateados e o fortalecimento de um modelo falido do agronegócio. Portanto, esse movimento é mais um passo para criarmos força política para que as soluções e mitigações apresentadas sejam efetivadas o quanto antes”, diz Solange Ribeiro, secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, entidade que participou da construção da Carta.

Além da CUT-SP, participam da iniciativa entidades como Apeoesp, Sindsep-SP, Sintaema-SP, Fórum Popular da Natureza, MST, Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV), Rede, PCB Ambiental, Psol, FAMA, FADS, ONDAS, MAB, Campanha Gente é Pra Brilhar Não Pra Morrer de Fome, Coalizão Pelo Clima, dentre outras.

Lançamento da Carta Compromisso Socioambiental para as Eleições 2022
12 de setembro – segunda-feira
19 horas
Local: Auditório do Sindsep (Rua da Quitanda, 101, no centro de São Paulo – próximo à Prefeitura)