MENU

Metalúrgicos do ABC acolhem população em situação de rua com banho e comida

Ação solidária integra campanhas contra a fome e contra o frio intensificadas no inverno

Publicado: 21 Junho, 2022 - 11h34 | Última modificação: 21 Junho, 2022 - 11h38

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Adonis Guerra/SMABC
notice

O acolhimento de pessoas em situação de rua teve início ainda na quarta-feira, 15, quando integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC percorreram de kombi as ruas da região central de São Bernardo oferecendo abrigo, alimentação e banho a quem vive nas ruas da cidade.

Na noite do dia seguinte, 28 pessoas foram abrigadas no Espaço Celso Daniel, ao lado da Sede. Elas tomaram banho, jantaram, dormiram em colchões com lençóis e cobertores limpos, assistiram TV e tomaram café da manhã no dia seguinte. O acolhimento seguiu por todo o fim de semana.

A ação que integra as campanhas contra a fome e contra o frio, organizadas pelo Sindicato, é feita em parceria com Projeto Banho que Abraça, que disponibiliza um trailer com dois chuveiros; o Movimento Nacional da População em Situação de Rua; a Pastoral Povo de Rua; movimentos religiosos e a ONG Meninos e Meninas de Rua.

O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, contou que a experiência foi muito gratificante, além de extremamente necessária.

“Entre eles há jovens, idosos, e até ex-trabalhadores da nossa base, cada um com uma história diferente sobre os motivos que os levaram à situação em que estão. Exercitamos nossa capacidade de ouvir, são relatos emocionantes. Não foi o só Sindicato que acolheu, eles nos acolheram também”.

Foto: Adonis Guerra/SMABCFoto: Adonis Guerra/SMABC

O valor da solidariedade

O dirigente destacou a importância de abrigar essas pessoas com segurança e dignidade. “Um dos valores que mais apreciamos, pelo qual lutamos e não abriremos mão é a solidariedade. É também nosso papel lutar para que as pessoas tenham dignidade e é isso que estamos proporcionando ao disponibilizar um local seguro, limpo e quente para eles passarem as noites frias”, completou.

Contra o frio e a fome

Desde o mês de maio, o Sindicato está arrecadando alimentos, produtos de higiene e agasalhos na Sede, nas Regionais Diadema e Ribeirão Pires do Sindicato e nas fábricas.

Notícia publicada no site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC