• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Jovens do ramo vestuário da CUT integram projeto de intercâmbio sindical

Participantes trocarão experiências sobre a organização da juventude trabalhadora em 10 países

Publicado: 11 Outubro, 2018 - 11h02 | Última modificação: 11 Outubro, 2018 - 13h50

Escrito por: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário

Divulgação IndustriALL
notice

Durante toda essa semana, jovens sindicalistas de diversos setores industriais, entre eles o setor têxtil/vestuário, debatem temas referentes à juventude e mundo do trabalho em encontro realizado pela IndustriALL Global Union, uma Federação Sindical Global que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores em 150 países espalhados por todos os continentes.  

O evento, que tem apoio do IG Metall da Alemanha e Fundação Friedrich Ebert, faz parte de um projeto de intercâmbio sindical entre jovens do Brasil, Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Uruguai e é o primeiro de 3 encontros presenciais. Em 2019, os participantes se reunirão no Brasil e em 2020 na Alemanha.

Pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT participam as sindicalistas Renata Nogueira, do Sindicato dos Calçadistas do Ceará, e Mayara Feitosa, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Itapetinga, interior da Bahia.

Programação

O programa do intercâmbio é voltado para a troca de experiências desde o local de trabalho, por meio de visitas em fábricas específicas, e aborda temas conjunturais como a situação da juventude trabalhadora em cada país e ações governamentais para garantia de direitos. Negociação coletiva e estrutura sindical também serão debatidos pelos participantes que traçarão um plano de atuação junto aos trabalhadores e trabalhadoras de suas respectivas bases sindicais.

As atividades presenciais da primeira etapa do projeto tiveram início no dia 7 e serão encerradas no dia 13 de outubro.

carregando
carregando