Incêndio em maquinário atinge 32 metalúrgicos da Sinctronics

Houve inalação de fumaça e queimaduras

Publicado: 11 Outubro, 2017 - 17h14

Escrito por: SMetal

Um dos trabalhadores está no Hospital Regional e teve queimadura de até segundo grau em 12% do corpo

Trinta e dois metalúrgicos da Sinctronics, empresa de reciclagem da Flextronics, em Sorocaba, foram socorridos depois de incêndio ocorrido pouco antes das 12h desta quarta-feira, dia 11.

Vinte e seis trabalhadores deram entrada por conta de inalação de fumaça e seis por causa de queimaduras.Trinta e um deles foram atendidos no Hospital Modelo, no Trujilo. Um queimado foi atendido no Hospital Regional por ter sido socorrido pelos Bombeiros.

Segundo Jorge Funaro, diretor de novos projetos da Flex, o acidente aconteceu por volta de meio dia e o encaminhamento aos hospitais aconteceu logo em seguida.

Dos cinco trabalhadores atendidos no Modelo por queimaduras, uma já havia sido liberada às 16h, duas ficarão em observação por seis horas e outras duas continuarão internadas para serem medicadas.

O metalúrgico que foi para o Hospital Regional, de acordo com os Bombeiros, tem 28 anos e teve queimadura de até segundo grau em 12% do corpo. Mas ele chegou consciente no hospital e, segundo a empresa, não corre risco de morte.

Em frente ao hospital Modelo, a assessora de imprensa, Linda de Oliveira, confirmou que os trabalhadores foram levados da empresa em ônibus fretado direto para o hospital Modelo, do convênio da empresa.

Pelas informações obtidas até o momento, o incêndio aconteceu em um maquinário de tonner. “A perícia está na empresa averiguando o que aconteceu. Já entramos em contato com todas as famílias”, afirma. De acordo com Linda a brigada da própria Sinctronics conteve o incêndio.

SMetal acompanha

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE), Valdecir Nunes da Silva, esteve a todo momento atrás de informações para saber sobre o estado de saúde dos metalúrgicos, mas a empresa colocou barreiras para acessar a unidade de negócio.

Jorge Funaro, da direção da Flex, afirma que a máquina foi interditada e a unidade de reciclagem Sinctronics só será reaberta na segunda-feira, dia 16. Até lá, todos os 104 funcionários estão dispensados do trabalho.

Ainda de acordo com Funaro, a máquina que se incendiou é de origem alemã e não voltará a funcionar até que a causa do defeito seja apurada.