Feira agroecológica retorna em 21 de fevereiro na CUT Osasco (SP)

Ação é feita em parceria com Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Trilha Orgânica

Publicado: 15 Janeiro, 2019 - 12h48 | Última modificação: 07 Fevereiro, 2019 - 18h11

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Arte: Maria Dias/CUT-SP

A partir do dia 21 de fevereiro, a subsede da CUT-SP em Osasco, em parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Trilha Orgânica, voltam a realizar, toda 1ª e 3ª quinta-feira de cada mês, a Feira Agroecológica, espaço de venda de alimentos naturais e orgânicos e de promoção da alimentação saudável.

Sempre das 10h às 17h, a feira é realizada onde funciona a subsede da CUT-SP em Osasco, na Rua Presidente Castelo Branco, 150, no centro. Durante a feira, os participantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelos expositores para a produção dos alimentos. Mensalmente, os realizadores incluem atividades como oficinas e rodas de conversa com temas ligados à agroecologia e à economia solidária, que buscam sensibilizar os participantes sobre uma alimentação livre de agrotóxicos.

Também na subsede, está disponível um Ecoponto para descarte de resíduos eletroeletrônicos, parceria da Trilha Orgânica com a Geração EcoTrônicos, única Cooperativa que atua na Manufatura Reversa deste material na cidade de Osasco. O objetivo dessa ação é manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado e fazer a destinação responsável dos resíduos gerados, bem como a conscientização da sociedade.

“Importante apoiar essa iniciativa porque, primeiro, são alimentos orgânicos sem veneno em sua produção, depois porque todos os expositores são agricultores familiares e empreendedores solidários”, ressalta o vice-presidente da CUT-SP, Valdir Fernandes, o Tafarel.

O Brasil é o país líder no consumo de agrotóxicos em todo o planeta. Enquanto que no mundo o consumo do veneno aumentou em média 100%, entre os anos 2000 e 2010, por aqui o aumento foi de quase 200% no mesmo período, apontam diferentes pesquisas feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Serviço:
Feira Agroecológica