Em Ribeirão Preto e Bauru, plenárias reelegem coordenadores da CUT-SP
Plenárias estaduais da CUT-SP percorrerão todas as subsedes até o fim desta semana
Publicado: 19 Fevereiro, 2024 - 17h28
Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Na última sexta-feira, 16, lideranças sindicais das regiões de Ribeirão Preto e Bauru, no interior de São Paulo, se reuniram para escolher os novos coordenadores das subsedes da CUT para os próximos dois anos.
Em Ribeirão Preto, Edson Carlos Fedelino foi reconduzido à função. Trabalhador da saúde, o dirigente destaca a importância das subsedes como forma de aproximação e pertencimento dos sindicatos junto à Central, fortalecendo a luta pelos direitos.
As subsedes funcionam como espaços de representação da CUT-SP divididas por regiões, que contemplam a capital, Grande São Paulo, litoral e interior, de forma a garantir a aproximação da entidade com os sindicatos, movimentos sociais e os trabalhadores em todo o estado.

Na região de Ribeirão Preto, Edson irá atuar para que mais entidades sejam filiadas. “Nos próximos dois anos queremos trazer mais sindicatos para se filiar à CUT, tendo, inclusive, boas novidades já para as próximas semanas. Dessa forma, ampliaremos a presença da Central na região, o que será importante para a luta do período eleitoral”, afirma o dirigente.
A plenária teve participação bem diversa, com sindicatos dos servidores públicos municipais, da saúde pública e da privada, da educação, da comunicação etc. O encontro contou com a análise de conjuntura do secretário de Organização e Política Sindical da CUT-SP, Hélcio Marcelino.
Em Bauru, Flávio Coutinho também foi reconduzido à coordenação da subsede localizada na Centro-Oeste Paulista. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Jaú (STICJ), Flávio diz que o principal desafio desse período é o debate em torno das eleições e impedir o êxito de candidaturas que defendam a retirada de direitos da classe trabalhadora.
“Para 2024 e 2025, vamos trabalhar muito na questão social, em prol do bem-estar do trabalhador e da trabalhadora. Com a aproximação das eleições municipais, também iremos atuar para dialogar com a população daqui sobre a importância de se eleger vereadores e prefeitos que defendam as nossas pautas”, adianta Flavio.

Na cidade, a plenária teve a participação da secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, Solange Ribeiro, da diretora Executiva, Luana Bife, e da Djalma Maria Prado, da direção plena. Dentre as categorias representadas, estavam os metalúrgicos, professores, sapateiros, trabalhadores da construção civil, da saúde e dos Correios.
As plenárias estaduais da CUT-SP percorrerão todas as subsedes até o fim desta semana, com a definição das coordenações e também das agendas de luta que nortearão o trabalho da Central ao longo dos próximos anos.