MENU

Em Ribeirão Preto e Bauru, plenárias reelegem coordenadores da CUT-SP

Plenárias estaduais da CUT-SP percorrerão todas as subsedes até o fim desta semana

Publicado: 19 Fevereiro, 2024 - 17h28

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Divulgação
notice

Na última sexta-feira, 16, lideranças sindicais das regiões de Ribeirão Preto e Bauru, no interior de São Paulo, se reuniram para escolher os novos coordenadores das subsedes da CUT para os próximos dois anos.

Em Ribeirão Preto, Edson Carlos Fedelino foi reconduzido à função. Trabalhador da saúde, o dirigente destaca a importância das subsedes como forma de aproximação e pertencimento dos sindicatos junto à Central, fortalecendo a luta pelos direitos.

As subsedes funcionam como espaços de representação da CUT-SP divididas por regiões, que contemplam a capital, Grande São Paulo, litoral e interior, de forma a garantir a aproximação da entidade com os sindicatos, movimentos sociais e os trabalhadores em todo o estado.

Plenária na subsede de Ribeirão Preto

Na região de Ribeirão Preto, Edson irá atuar para que mais entidades sejam filiadas. “Nos próximos dois anos queremos trazer mais sindicatos para se filiar à CUT, tendo, inclusive, boas novidades já para as próximas semanas. Dessa forma, ampliaremos a presença da Central na região, o que será importante para a luta do período eleitoral”, afirma o dirigente.

A plenária teve participação bem diversa, com sindicatos dos servidores públicos municipais, da saúde pública e da privada, da educação, da comunicação etc. O encontro contou com a análise de conjuntura do secretário de Organização e Política Sindical da CUT-SP, Hélcio Marcelino.

Em Bauru, Flávio Coutinho também foi reconduzido à coordenação da subsede localizada na Centro-Oeste Paulista. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Jaú (STICJ), Flávio diz que o principal desafio desse período é o debate em torno das eleições e impedir o êxito de candidaturas que defendam a retirada de direitos da classe trabalhadora.

“Para 2024 e 2025, vamos trabalhar muito na questão social, em prol do bem-estar do trabalhador e da trabalhadora. Com a aproximação das eleições municipais, também iremos atuar para dialogar com a população daqui sobre a importância de se eleger vereadores e prefeitos que defendam as nossas pautas”, adianta Flavio.

Plenária na subesede de Bauru

Na cidade, a plenária teve a participação da secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, Solange Ribeiro, da diretora Executiva, Luana Bife, e da Djalma Maria Prado, da direção plena. Dentre as categorias representadas, estavam os metalúrgicos, professores, sapateiros, trabalhadores da construção civil, da saúde e dos Correios.

As plenárias estaduais da CUT-SP percorrerão todas as subsedes até o fim desta semana, com a definição das coordenações e também das agendas de luta que nortearão o trabalho da Central ao longo dos próximos anos.