MENU

Em Osasco, CUT irá fortalecer diálogo com sociedade sobre desafios do estado

No último sábado, 27 de maio, subsede da CUT-SP organizou plenária preparatória ao Congresso Estadual e discutiu plano de lutas local

Publicado: 29 Maio, 2023 - 17h46 | Última modificação: 01 Junho, 2023 - 11h21

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Maria Dias - CUT São Paulo
notice

Dando prosseguimento à série de plenárias que acontecem em cada subsede da CUT-SP, no último final de semana foi a vez de Osasco receber a atividade que tem o propósito de discutir a conjuntura política e atualizar as estratégias de luta com base nos ramos que atuam nos territórios.

Em Osasco, a plenária foi realizada no sábado, 27 de maio, no auditório da subsede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro osasquense, e contou com a participação de lideranças dos sindicatos filiados à CUT, com base de atuação em cidades como Osasco, Cotia, Carapicuíba, Embu das Artes, Barueri, Itapecerica da Serra, Jandira e Itapevi, entre outras.

Os encontros nas subsedes também são uma etapa de preparação dos sindicalistas e das sindicalistas para o 16º Congresso Estadual da CUT-SP (CeCUT), prevista para o final de agosto na Praia Grande (SP), e para o 14º Congresso Nacional da CUT (ConCUT), em outubro. 

Vice-presidente da CUT-SP e coordenador na região, Valdir Fernandes, o Tafarel, diz que os participantes fizeram um diagnóstico de que a CUT precisa fortalecer o diálogo com o público além da classe trabalhadora, de forma a pautar as políticas públicas necessárias para a população.

"Debatemos muito a realidade que vive a região, como o sistema de transportes sobre trilhos, operado pela Via Mobilidade, e que todo dia tem problema. Discutimos a forma como é feita a destinação do lixo, a questão dos ônibus sempre lotados, o déficit de habitação e os casos de violência, que aumentaram muito”, fala o dirigente. "Nesse sentido, os sindicatos CUTistas daqui entenderam que uma importante estratégia de atuação é aprofundar o diálogo nas ruas com um público além da classe trabalhadora”, continua Tafarel.

A análise de conjuntura contou com a condução do coordenador da Macro Osasco do PT, Valdir Roque, e participação do ex-prefeito de Carapicuíba e atual vice-presidente estadual do PT, Sérgio Ribeiro, que apresentaram um panorama dos quadros político da região, que deu a maioria dos votos a Lula para a Presidência da República, mas elegeu deputados e senadores alinhados à direita conservadora.

Além de Tafarel, outros membros da diretoria executiva da CUT-SP levaram contribuições à atividade: Belmiro Moreira, secretário de Comunicação, Kelly Domingos, secretária de Políticas Sociais, e Wagner Menezes, o Marrom, secretário de Relações do Trabalho. As mesas também foram compostas por Lucimara Malaquias, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Raimundo Suzart, dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, e Geralcino Teixeira, presidente da CNQ-CUT.

As plenárias pelas 19 subsedes, mais a capital, irão ocorrer no período entre 24 de maio e 29 de junho. Nos próximos dias, estão previstas atividades em Jundiaí (30/5), Campinas (1/6), Vale do Paraíba (2/6), Araçatuba (3/6), Marília (3/6), São José do Rio Preto (3/6), Vale do Ribeira (3/6), Itapeva (6/6), Sorocaba (6/6), Baixada Santista (10/6), Ourinhos (16/6), Bauru (16/6), Mogi das Cruzes (22/6), São Carlos (23/6), Ribeirão Preto (23/6), Presidente Prudente (24/6), Guarulhos (24/6) e capital (29/6).