MENU

Em 4 de dezembro, mulheres convocam manifestação nacional “Bolsonaro nunca mais”

Os atos são organizados por sindicatos, centrais sindicais, partidos e movimentos feministas

Publicado: 02 Dezembro, 2021 - 16h30 | Última modificação: 02 Dezembro, 2021 - 16h33

Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Maria Dias/CUT-SP
notice

Trabalhadoras, sindicalistas e ativistas vão às ruas no próximo sábado (4) em uma grande mobilização que tem como mote “Bolsonaro nunca mais”.

A mobilização tem caráter nacional. As mulheres defendem a saída imediata do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Na cidade de São Paulo, o protesto ocorrerá no vão do Masp, na Avenida Paulista, a partir das 14h. Outros protestos estão previstos nas cidades do interior e litoral paulista.

Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Márcia Viana explica que a mobilização nacional é organizada por mulheres das entidades que compõem a Campanha Nacional Fora Bolsonaro, uma grande rede articulada que promoveu protestos durante 2021.

“Antes de golpe de 2016, tínhamos uma situação de pleno emprego, com um país fora do mapa da fome, políticas públicas que atendiam os mais vulneráveis. Hoje vivemos o extremo oposto. Não dá mais para aguentar este governo”, afirma.

Márcia destaca, ainda, que as mulheres são as mais atingidas pelos impactos da crise pandêmica. E lamenta que a taxa de desemprego entre as mulheres atingiu 17,9% no 1º trimestre de 2021, a maior da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada há nove anos.

“Vamos derrotar este presidente que é a imagem do retrocesso e de um país que se afunda diante de uma política genocida de retirada de direitos e mortes”, conclui.