Donativos são entregues para moradores de Itaquaquecetuba

Professor Douglas Izzo, presidente da CUT-SP, que é morador de Itaquá, participou da entrega de roupas e produtos de limpeza no bairro Marengo Baixo; campanha de solidariedade segue nos sindicatos CUTistas

Publicado: 17 Março, 2023 - 17h33 | Última modificação: 17 Março, 2023 - 17h55

Escrito por: Alexandre Trindade - CUT São Paulo

Na noite de quinta-feira (16), moradores do Marengo Baixo, em Itaquaquecetuba, receberam roupas e produtos de limpeza arrecadados na campanha de solidariedade de sindicatos CUTistas da Capital e da subsede da Apeoesp de Itaquá.

Morador da cidade há mais de 30 anos, o presidente da CUT São Paulo, professor Douglas Izzo, participou da entrega dos donativos e lembrou que o Marengo Baixou é apenas um dos vários bairros onde os moradores tiveram suas casas atingidas pelas águas das fortes chuvas das últimas semanas.

“Neste momento, buscamos ajudar aqueles que mais precisam, pois a situação aqui em Itaquá é dramática e é o momento de sermos solidários”, disso Izzo, ao lembrar que nesta semana esteve numa reunião com a coordenação da subsede da CUT-SP em Mogi das Cruzes onde reforçou o pedido para os sindicatos da região do Alto Tietê intensificassem as campanhas de solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas.

“Vamos continuar fazendo esse trabalho de arrecadação, é a CUT Cidadão buscando garantir o mínimo para as famílias, mas vamos cobrar também das autoridades que realizem obras para evitar que a população continue sofendo com essa situação das enchentes que provoca transtornos e prejuízos”, completou o presidente da CUT-SP.

Segundo informações divulgadas no último dia 13 pelo portal G1, devido às fortes chuvas da últimas semana a cidade de Itaquaquecetuba estava com 800 pessoas desalojados e 38 desabrigadas, divididas em dois abrigados da cidade:26 na Vila Japão e 12 na Vila Maria Augusta.

Além disso, Itaquá registrou o desabamento de uma casa no Jardim Gonçalves e de um muro no Jardim Amaral. Somente na sexta-feira passada, dia 10, choveu mais de 100 milímetros. A cidade está há um m/~es em estado de emergência.

Solidariedade CUTista

Para ajudar os trabalhadores e as trabalhadoras de todas essas localidades, os Sindicatos CUTistas disponibilizaram suas sedes para servirem de postos de arrecadação de comida e água, mas também itens de higiene pessoal e de limpeza, roupas, cobertores e outros itens. Algumas das campanhas tiveram início logo após a circulação das primeiras notícias com vítimas no litoral norte, no final de fevereiro. Mas muitas das entidades possuem ações permanentes de solidariedade, que se intensificam em ocasiões de emergência.

Confira abaixo alguns dos postos de arrecadação no Alto Tietê e participe! (em atualização)

Subsede da CUT-SP em Mogi das Cruzes
Rua Professora Leonor de Oliveira Melo, 82 - Jardim Santista (Centro)

Subsede da Apeoesp de Itaquaquecetuba