MENU

Dirigente do SindSaúde-SP, Katia Santos assume coordenação da CUT em Mogi das Cruzes

Plenária contou com ampla participação das lideranças de base dos sindicatos

Publicado: 30 Janeiro, 2024 - 13h21 | Última modificação: 30 Janeiro, 2024 - 16h56

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo, com informações do SindSaúde-SP

Subsede da CUT-SP em Mogi das Cruzes
notice

Em plenária realizada com lideranças sindicais de Mogi das Cruzes, na última sexta-feira, 26 de janeiro, Katia Aparecida dos Santos Araújo foi eleita a nova coordenadora da subsede da CUT-SP na região. A sindicalista é diretora do SindSaúde-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo).

A nova coordenadora foi escolhida de forma unânime, em plenária na subsede que esteve lotada, reunindo forte participação da diretoria de base de sindicatos como os Bancários, SindSaúde-SP, Afuse, Sintapi, Sintraadete, Sinteasp, Seesp, Sintramog, Ferroviários e Apeoesp. Pela direção da CUT-SP, estiveram presentes o secretário-geral, Daniel Calazans, e o secretário de Administração e Finanças, Douglas Izzo.

Katia é técnica em enfermagem e graduada em Ciências do Trabalho pelo Dieese. Para ela, o desafio será ampliar a mobilização em uma região marcada por muitos conflitos de setores conservadores.

“Mesmo com o golpe e as perdas de diretos nesse último período, a CUT nunca deixou de ir às ruas para defender a democracia e a classe trabalhadora. Estar à frente da coordenação de uma subsede em uma região de grande disputa com a extrema direita é um desafio, mas nunca deixamos de lutar e nunca foi fácil. O papel dos movimentos sociais é justamente se fazer presente em todos os lugares, especialmente onde a batalha por condições dignas de trabalho se faz mais necessária”, afirma Katia, que já foi coordenadora da subsede de 2009 a 2015 e compõe a Direção Plena da CUT-SP.

Katia assume a vaga que estava com o bancário Marcelo Borges, que organizou e fortaleceu, nos últimos anos, diversas ações da CUT na região. “Estivemos à frente da coordenação desde 2020, tendo grandes desafios nesse período, passando pelo governo de extrema direita [Bolsonaro], além da pandemia de covid-19. Mas com o apoio da direção da CUT São Paulo e os dirigentes dos sindicatos da nossa região, do Alto Tietê, conseguimos superar e fazer atividades de grande expressão”, destaca Marcelo.

As subsedes funcionam como espaços de representação da CUT-SP divididas por regiões, que contemplam a capital, Grande São Paulo, litoral e interior, de forma a garantir a aproximação da entidade com os sindicatos, movimentos sociais e os trabalhadores em todo o estado. Os coordenadores e as coordenadoras têm a missão de facilitar essa aproximação, representar a CUT em atividades, assegurando a política da entidade, e colaborar na construção de atos e ações no local.

Em Mogi das Cruzes, a subsede também representa os sindicatos de cidades como Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Guararema, entre outras. A região, conhecida como Alto Tietê, tem como principais atividades econômicas o comércio varejista e o setor de serviços.