Direção da CUT-SP realiza planejamento estratégico nos dias 2 e 3
Seminário estadual ocorrerá na cidade de Praia Grande (SP)
Publicado: 01 Março, 2023 - 15h45 | Última modificação: 01 Março, 2023 - 16h11
Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

A CUT São Paulo realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de março, o Seminário de Planejamento Estratégico da direção estadual da entidade. O evento ocorre na Colônia de Férias do Sindicato dos Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT), na Praia Grande, cidade do litoral paulista.
A atividade tem como objetivo organizar as agendas de lutas no estado de São Paulo, assim como definir as ações estratégicas da Central e suas entidades filiadas para os próximos meses de 2023.
O seminário de planejamento ocorre em um momento de reconstrução do Brasil, após inúmeros ataques aos direitos sociais e trabalhistas e ofensivas contra os movimentos populares e organizações sindicais, como aponta o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo.
“Com muita luta e depois de tantos ataques às conquistas da classe trabalhadora e à nossa democracia, chegamos em um momento de reconstrução do nosso país na esperança de reconquistarmos nossos direitos e de, mais uma vez, tirar o Brasil do mapa da fome. É neste cenário que reunimos a direção da CUT-SP para discutirmos e organizarmos nossas ações em um dos estados mais importantes de nosso país”, afirma o dirigente.
Secretário-geral da CUT-SP, Daniel Calazans, reforça a importância de aprofundar o debate sobre os impactos ocasionados pelo avanço neoliberal com a precarização do trabalho e a exploração do trabalhador das mais diversas formas, inclusive em situações de trabalho análogas à escravidão.
“É fundamental tratarmos sobre novas regulamentações trabalhistas que ampliaram a exploração da mão de obra e fragilizaram a proteção dos trabalhadores nos últimos anos. Precisamos fortalecer o papel do sindicato na representação e na negociação dos direitos, assim como garantir a ampliação de instrumentos de fiscalização do trabalho”, defende.
40 anos de história
Os dirigentes falarão ainda sobre os preparativos do 16º Congresso Estadual da CUT São Paulo (CECUT), que será realizado em agosto, junto com as celebrações do 40º aniversário da CUT Brasil.
O CECUT também será uma oportunidade de tratar sobre a organização sindical, aprofundar as discussões sobre a conjuntura política, eleger a nova direção estadual e definir o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027.