CUT-SP repudia ofensa contra nordestinos em discurso de vereador gaúcho
Publicado: 01 Março, 2023 - 12h16
Escrito por: CUT São Paulo
A Central Única de Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) vem a público repudiar as falas preconceituosas do vereador Sandro Fantinel (Patriota) em sessão na Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS) nessa terça-feira (28).
Sem qualquer constrangimento, o parlamentar fez um discurso público contra nordestinos, após grave episódio em que trabalhadores baianos foram encontrados em condição análoga à escravidão em trabalho envolvendo a colheita de uvas, na cidade de Bento Gonçalves (RS).
Uma fala completamente preconceituosa de um parlamentar apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seguindo o mesmo discurso já visto anteriormente pelo próprio Bolsonaro em diversas ocasiões.
Sandro Fantiel se dirige aos empresários gaúchos sugerindo que "não contratem mais aquela gente lá de cima", fazendo menção aos nordestinos. Também coloca que “a única cultura” que os baianos “têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema", disse.
Precisamos acabar com o desrespeito e com a intolerância de uma vez por todas. Falas assim jamais devem ser toleradas.
É preciso estabelecer com urgência mecanismos de punição contra esse tipo de comportamento. Afirmações como essas só servem para ampliar a violência e o ódio em sociedade.
Direção da CUT-SP
1º de março de 2023