CUT-SP repudia demissões em fábricas da General Motors (GM)
Entidades sindicais expressam apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos
Publicado: 23 Outubro, 2023 - 10h22 | Última modificação: 23 Outubro, 2023 - 10h47
Escrito por: CUT São Paulo

A CUT-SP, em conjunto com sua Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-SP), seus sindicatos e suas subsedes, expressaram e aprovaram por unanimidade durante o 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT), realizado entre os dias 19 e 22, uma declaração de apoio, solidariedade e desaprovação das demissões dos trabalhadores realizadas pela fabricante de automóveis General Motors (GM) nas unidades de São José dos Campos, Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul, no dia 21 de outubro.
Do mesmo modo que a federação, a CUT-SP considera inaceitável que a GM tenha decidido demitir os trabalhadores sem buscar alternativas por meio de negociações com os sindicatos, os quais estão sempre prontos para dialogar e encontrar soluções que não prejudiquem os funcionários.
A Central manifesta solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras das três unidades da montadora, reconhecendo que muitos são pais e mães que dependem de seus empregos para sustentar suas famílias. A CUT-SP destaca a necessidade de respeito a esses trabalhadores e condena o método de comunicação das demissões por meio de simples telegrama.
A CUT-SP reforça seu compromisso de apoiar os trabalhadores e se disponibiliza a contribuir da maneira necessária para buscar a reversão dessa situação.
São Paulo, 23 de outubro de 2023
Direção da CUT-SP