MENU

CUT-SP repudia ataques do prefeito de Taubaté à liberdade sindical

Publicado: 25 Maio, 2026 - 13h54 | Última modificação: 25 Maio, 2026 - 14h06

Escrito por: Direção CUT São Paulo

notice

A Direção da CUT São Paulo manifesta veemente repúdio às declarações do prefeito de Taubaté, Sérgio Victor, que, em vídeo divulgado publicamente, atacou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade e chegou a defender que a entidade deixasse a Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

No material, o representante da cidade pontua “seria muito importante que o sindicato saísse de dentro da CUT, tenho certeza que isso acolheria, atenderia muito melhor os servidores do município”. 

A postura do prefeito representa um grave ataque à liberdade e à autonomia sindical, direitos garantidos pela Constituição Federal e conquistados historicamente pela luta da classe trabalhadora. Tentativas de intimidar, deslegitimar ou interferir na organização sindical são incompatíveis com o regime democrático e revelam profundo desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.

O Sindicato dos Servidores de Taubaté tem lutado em defesa da categoria, que reivindica reajuste salarial de 9,43%, revisão do vale-alimentação, implantação de auxílio-transporte e pagamento de licença-prêmio acumulada. Como resposta, a prefeitura tem argumentado que não possui verba suficiente para atender às reivindicações. 

O sindicato possui legitimidade para representar sua categoria e construir, de forma autônoma, sua linha de atuação e suas alianças políticas e sindicais. Nenhum gestor público tem o direito de tentar impor limites à organização dos trabalhadores ou escolher qual central sindical deve representá-los.

A CUT, maior central sindical da América Latina, construiu sua trajetória na defesa da democracia, dos direitos trabalhistas, dos serviços públicos de qualidade e da soberania popular. Foi ao lado da classe trabalhadora que enfrentou ditaduras, perseguições, retiradas de direitos e ataques ao movimento sindical. E será ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras que continuará enfrentando qualquer tentativa de criminalização da luta sindical.

A Central estadual se soma à subsede CUT-SP Vale do Paraíba para manifestar total solidariedade ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taubaté e reafirmar o compromisso permanente com a defesa da liberdade sindical, da organização popular e dos direitos da classe trabalhadora.

Nenhum ataque calará a voz de quem luta diariamente por dignidade, valorização e justiça social.

Direção CUT São Paulo
25 de maio de 2026