MENU

CUT-SP manifesta pesar pelo falecimento de Maria da Conceição Tavares

Célebre economista e ex-deputada federal pelo PT, faleceu os 94 anos, neste sábado

Publicado: 08 Junho, 2024 - 23h30 | Última modificação: 09 Junho, 2024 - 10h14

Escrito por: CUT São Paulo

Fernando Frazão/Agência Brasil
notice

A CUT-SP manifesta profundo pesar pelo falecimento de Maria da Conceição Tavares, célebre economista e ex-deputada federal pelo PT, aos 94 anos, neste sábado (8). 

De origem Portuguesa, da cidade de Anadia, a professora se mudou para o Brasil em 1954 para fugir da ditadura de António de Oliveira Salazar. Em 1957, se naturalizou brasileira.

Marcada pelo perfil provocativo e carismático, fez sucesso ao questionar o capitalismo com pensamentos que ficaram famosos como “Ninguém come PIB e sim alimentos”, sobre o enfrentamento à crise econômica de 2008. 

Durante entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, em 1995, disse outra frase marcante, que tem viralizado nas redes sociais atualmente: "Se você não se preocupa com justiça social, com quem paga a conta, você não é um economista sério. Você é um tecnocrata".

A economista tem em sua autoria artigos e livros como “Economia Política da Crise”, “Acumulação de Capital e Industrialização no Brasil” e “Ciclo e Crise”. Fez parte da formação de várias gerações de economistas no país como professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Unicamp, tendo papel fundamental na luta por um Brasil mais justo.

Tavares foi deputada federal filiada ao PT por um mandato, entre 1995 e 1999, pelo Rio de Janeiro - local onde residia. No currículo, teve importantes atuações no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e  na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

A CUT-SP reforça a importância de Maria Conceição Tavares pelo combate às desigualdades, e seu profundo compromisso com o desenvolvimento do país. O seu legado, conhecimento e ideias permanecerão presentes e servirão de guia para as lutas travadas por diversos movimentos e organizações.

Nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor. 

Maria da Conceição Tavares, presente!