CUT-SP manifesta pesar pela morte do companheiro Carlos Neder

Médico, secretário de Saúde na capital paulista no governo Erundina, vereador e deputado estadual pelo PT, Neder deixa um importante legado para a militância

Publicado: 25 Setembro, 2021 - 17h04

Escrito por: Redação - CUT São Paulo

Facebook/Pessoal

A direção da CUT São Paulo recebeu com profunda tristeza a notícia da morte do médico e mestre em saúde pública, Carlos Neder. Ele estava internado desde 8 de agosto e partiu na noite de sexta-feira (24), vítima da covid-19, doença que já tirou a vida de mais de 590 mil pessoas, muitas das quais  resultado da política negacionista e genocida deste desgoverno federal.

Devido ao motivo da morte e do momento em que estamos passando, optou-se por não realizar velório.

Em cinco décadas de atuação nos movimentos populares, participou do movimento pela Reforma Sanitária, da fundação do Partido dos Trabalhadores, foi secretário de Saúde na gestão de Luiza Erundina (1990-1992), vereador na capital paulista e deputado estadual por São Paulo

Combativo, comprometido e teimoso, quando secretário de Saúde na capital paulista inovou a gestão promovendo ampliação de serviços e o fortalecimento da participação popular.

Como parlamentar se destacou com sua atuação, em especial, nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Fiscalização do Executivo e Democratização do Parlamento. Apresentou mais de 100 projetos de lei tendo mais de 60 leis aprovadas, tanto na cidade como no estado de São Paulo.

Neder deixa um importante legado para toda militância dos movimentos sindical, popular e petista, principalmente na defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde (SUS), dos direitos da população aos serviços públicos e da classe trabalhadora. Sua contribuição para a construção de uma cidade, de um estado e de um país melhor para toda população sempre será lembrada.

Neste momento de dor e consternação, toda direção da CUT-SP manifesta pesar e solidariedade aos familiares de Carlos Neder, ao Coletivo Cidadania Ativa, aos companheiros e as companheiras dos movimentos populares e do PT da capital e de todo estado e a todos e todas que tiveram a honra e a oportunidade de conviver, trabalhar e lutar ao lado deste companheiro de tantas lutas, conquistas e desafios.

Carlos Neder, presente!

São Paulo, 25 de setembro de 2021