CUT-SP lamenta a morte do sindicalista Chico Ferramenta
Metalúrgico, ele também foi deputado estadual, federal e ex-prefeito de Ipatinga (MG)
Publicado: 05 Julho, 2023 - 17h11 | Última modificação: 05 Julho, 2023 - 17h41
Escrito por: CUT São Paulo

A Direção da Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo (CUT-SP) lamenta a morte de Francisco Carlos Delfino, o Chico Ferramenta, aos 64 anos, na terça-feira, 4 de junho. Ele estava internado para tratar de problemas respiratórios e renais.
Natural de Bom Despacho, no centro-oeste de Minas Gerais, Chico Ferramenta era metalúrgico e foi um importante líder sindical, tendo contribuído pelo fortalecimento da CUT. Em 1987 foi eleito deputado constituinte pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Assumiu a Prefeitura de Ipatinga em 1988, sendo reeleito prefeito por mais dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). Foi também deputado federal entre 1995 e 1996 e presidente do PT em Minas.
Nas redes sociais, o presidente Lula homenageou o companheiro, destacando uma amizade de longa data entre os dois. "Chico Ferramenta foi um grande líder sindical, prefeito de Ipatinga, deputado estadual e federal de Minas Gerais, mas antes de tudo um exemplo de dedicação de uma vida ao povo brasileiro. Recebo com muita tristeza a notícia de sua morte. No ano passado, pudemos estar juntos no comício que fizemos em Ipatinga”, escreveu.
A CUT-SP manifesta solidariedade aos amigos e familiares de Chico, em especial a sua esposa, Cecília Ferramenta, e aos filhos Frederico, Lucas e Wladimir.
Chico Ferramenta, presente!