CUT-SP e sindicatos promovem atividades de celebração e reflexão ao Novembro Negro

Agenda de combate ao racismo envolve debates virtuais, jornal, intervenções culturais e atos; No dia 20, movimentos organizam Marcha da Consciência Negra e pelo Fora Bolsonaro

Publicado: 13 Novembro, 2021 - 17h02 | Última modificação: 19 Novembro, 2021 - 18h54

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

CUT São Paulo

A CUT-SP promove e participa, ao lado de sindicatos e movimentos populares, de diversas atividades para refletir o Novembro Negro. Na agenda, estão previstas a realização de debates, intervenções culturais e atos por todo o estado de São Paulo.

O Novembro Negro, ou Mês da Consciência Negra, é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, escravizado que se tornou líder do Quilombo dos Palmares, ao lado de sua companheira Dandara, e que foi assassinado em 20 de novembro de 1665.

Todos os anos, os sindicatos CUTistas em todo o estado organizam atividades em suas bases de trabalhadores e trabalhadoras. Neste ano, ainda por conta dos casos de covid-19, parte das ações irá ocorrer no ambiente virtual.

Já a tradicional Marcha da Consciência Negra, no 20 de novembro, estará nas ruas incorporando a pauta pelo Fora Bolsonaro. Na capital, a 18ª edição do evento será na Avenida Paulista, com concentração do bloco da CUT às 13h, em frente ao número 1.496 (agência do Banco do Brasil) - Veja na agenda abaixo os atos em outras cidades.

Apesar de não existir uma lei estadual, no dia 20 de novembro está decretado feriado em 106 cidades, além da capital paulista.

Antes disso, no dia 18 de novembro, próxima quinta-feira, a CUT-SP realiza panfletagem e diálogo com a população no centro de São Paulo. Na ocasião, será lançado o jornal temático da Central sobre o mês de luta, com textos que abordam os 18 anos da Lei de Cotas (12.711/12), a violência e o genocídio, o mercado de trabalho e as consequências da pandemia à população negra. A publicação também trará nomes de mulheres e homens negros que se destacaram nas diversas áreas de atuação.

Confira o chamado da Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida Silva:

Veja abaixo o calendário das ações pelo estado de São Paulo. A agenda será atualizada constantemente e, com isso, pode sofrer alterações nas datas e horários das atividades.

Dia 18 – 9h

Panfletagem da Consciência Negra da CUT-SP – às 9h na Praça do Patriarca – centro de SP.

Dia 20 - 13h

18ª Marcha da Consciência Negra na Avenida Paulista. A CUT-SP terá um caminhão com várias intervenções políticas e culturais durante a marcha. A concentração do bloco da CUT será às 13h em frente ao número 1.496 da Avenida Paulista (em frente ao Banco do Brasil). Haverá caminhada até o Teatro Municipal no centro de São Paulo.

Dia 26 - 10h

Live da Consciência Negra da CUT-SP em parceria com a Secretaria da Mulher Trabalhadora.

ABC Paulista

Dia 18 - 19h

Live no facebook do Sindicato dos Bancários do ABC, com a participação do deputado federal Vicentinho (PT-SP), do vice-presidente da CUT-SP, Luiz Cláudio Marcolino, e da secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva. A mediação será feita pelo presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.

Dia 19 – 18h30

Sarau do Sindserv ABC - Praça da Matriz, em São Bernardo do Campo

Guarulhos

Dia 17 - 17h30

Live da Subsede da CUT Guarulhos com Marilândia Frazão e Júlio Santos.

Dia 20 – 8h30

16ª Marcha da Consciência Negra de Guarulhos

Concentração no Centro de Guarulhos, com o seguinte trajeto: Nossa Senhora Mãe dos Homens Pretos, av. Esperança, Praça Getúlio Vargas, rua Luiz Gama, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos encerra na Mancha da D. Pedro. Depois o grupo seguirá para a Marcha da Paulista.

Campinas

Dia 17 - 18h

Atividade da subsede da CUT Campinas - Leitura teatral – Somos todos Racionais

Rua Ferreira Penteado, 46, no Centro de Campinas (participação mediante inscrição)

Dia 20 - 9h30

20ª Marcha Zumbi dos Palmares

Concentração na Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto)

Sorocaba

Dia 20 – 11h

Marcha Preta Sorocaba – Concentração na Capela João de Camargo com saída rumo ao Fórum velho.

Bauru

Dia 20 - 9h

Caminhada Fora Bolsonaro Racista, Homofóbico e Genocida!

Concentração na Praça Rui Barbosa. Após a caminhada, haverá roda de capoeira, apresentação cultural indígena e acarajé.

Atividades no dia 20 em diferentes cidades:

Andradina - Carro de som e panfletagem pela cidade
Barretos - Igreja Matriz | 9h
Bauru - Caminhada Fora Bolsonaro Racista - Praça Rui Barbosa | 9h
Botucatu - Praça do Bosque | 13h
Campinas - Estação Cultura | 9h30
Guarulhos - Praça do Stella | 8h30
Guarulhos - Marco da Consciência Negra (confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima, próximo à praça dos Estudantes) | 9h
Ilhabela - Praça da Mangueira | 15h
Itanhaém - Praça Narciso Andrade | 9h30