CUT São Paulo participa das comemorações de três décadas de luta do SINTPq

SINTPq organiza live no dia 25 com a participação de convidados; na ocasião, será lançado documentário sobre a história da entidade desde a década de 1990

Publicado: 24 Março, 2021 - 18h21 | Última modificação: 24 Março, 2021 - 18h37

Escrito por: Vanessa Ramos -CUT São Paulo

O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo (SINTPq) realiza nesta quinta-feira (25), às 19h, o lançamento de documentário, de 15 minutos, sobre a história do sindicato, que escolheu 2021 para comemorar as três décadas de existência.

A transmissão será feita pelas páginas do Facebook do SINTPq e da CUT São Paulo e terá a participação de convidados que falarão sobre as lutas travadas pelo sindicato em uma trajetória de lutas por direitos e democracia.

O evento contará com a participação do bancário e secretário de Comunicação da CUT-SP, Belmiro Moreira, do deputado federal Carlos Zarattini e da advogada trabalhista, Thaís Cremasco.

Sobre o sindicato

O SINTPq foi criado em 13 de novembro de 1991 para discutir a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam em pesquisa, ciência e tecnologia.

A entidade representa a categoria na cidade de Campinas e região. Desde 1993, o sindicato também passou a abranger o município de São Paulo.

Com uma base de oito mil trabalhadores, as pautas do SINTPq ultrapassam a luta por direitos trabalhistas, já que o sindicato se envolve também nos debates em torno das políticas públicas, do desenvolvimento científico e da valorização da mão de obra, questões imprescindíveis à inovação tecnológica, essenciais ao desenvolvimento econômico nacional.

A entidade ocupa hoje uma cadeira no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia nas cidades de São Paulo e de Campinas, bem como no conselho estadual. Compõe ainda a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos e Fundações Públicas de Pesquisa.